Guilheiro e Canto conquistam ouro na Copa do Mundo
11/05/2007 - 15:27 hs
pan-americano 2007
Os judocas brasileiros Flávio Canto e Leandro Guilheiro conquistaram nesta segunda-feira medalhas de ouro na disputa da etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo de Judô. O resultado coloca Guilheiro próximo de uma vaga na equipe brasileira que disputará o Pan do Rio de Janeiro - Canto já está garantido na competição.
Leandro Guilheiro conquistou a medalha de ouro na categoria leve (73 kg) na final contra o também brasileiro Pedro Guedes. Ele levou a melhor sobre o adversário com um yuko no tempo extra.
Com o resultado, Guilheiro se aproximou de uma vaga na equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A etapa da Copa do Mundo em Belo Horizonte foi a última seletiva observatória para a definição dos representantes nacionais - a lista definitiva será divulgada na sexta.
Até o momento, apenas dois judocas estão garantidos na equipe que irá para o Pan: Tiago Camilo, no peso médio (90 kg) e Flávio Canto, no meio-médio (81 kg).
Nesta segunda, Camilo levou o ouro na disputa entre os meio-médios ao superar o cubano Rubert Martinez na decisão. Canto aplicou um ippon no adversário, liquidando a disputa em apenas 15s.
Único brasileiro campeão mundial de judô, João Derly ficou apenas com o bronze na etapa mineira da Copa do Mundo e tem indefinida sua participação no Pan do Rio, já que seu principal concorrente na categoria meio-leve (66 kg), Leandro Cunha, também ficou com o terceiro lugar em Belo Horizonte.
Outros dois brasileiros conquistaram medalhas de ouro nesta segunda em Belo Horizonte. O meio-pesado Luciano Correa ficou com o primeiro lugar em sua categoria ao superar o alemão Berlah Benjamin na decisão graças a um ippon.
Feminino
Erika Miranda, que compete pelo Minas Tênis Clube, levou o público mineiro ao delírio com uma vitória sobre a cubana Sheila Espinosa e a conquista da medalha de ouro na categoria -52kg.
A judoca acredita que, se for escolhida para disputar o Pan, pode reeditar a luta de hoje numa final. "Foi uma final antecipada", declarou Erika Miranda.
"Ela (Sheila Espinosa) é uma excelente lutadora, mas eu estou bem treinada e consegui uma vitória importantíssima para a minha caminhada rumo ao Pan. Tem muito mais sabor vencer em casa, com a torcida apoiando", completou.
A última luta do evento reuniu o maior classico do judô feminino pan-americano: a brasileira Edinanci Silva contra a cubana Yurisel Laborde, três vezes medalhista olímpica. A cubana acabou vencendo a luta no golden score (desempate).