A brasileira Keila Costa estabeleceu nesta quarta-feira, no Grande Prêmio de Fortaleza, a segunda melhor marca do mundo na temporada para o salto em distância, com 6,81 metros, a apenas um centímetro da marca da americana Akiba Mckiney.
Costa saltou 6,81 metros e aumentou em sete centímetros os 6,74 metros de sua última melhor marca, a terceira melhor da temporada. Ela se aproveitou das ausências da também brasileira Maurren Maggi e de McKinney, que no domingo sofreu uma fratura, para dominar sem pressões a final da prova.
O Grande Prêmio de Atletismo de Fortaleza conta pontos na classificação para a final do Mundial, em Sttutgart. Também é uma preparação valiosa para os atletas que disputarão os Jogos Pan-americanos de julho, no Rio de Janeiro.
A americana McKinney, que foi operada no domingo, no Rio de Janeiro, corre o risco de perder os Jogos Pan-americanos. Maurren Maggi, que alegou no domingo passado dores musculares para não disputar o Grande Prêmio do Rio, tinha a segunda melhor marca do ano no salto em distância, com 6,76 metros.
O pódio do salto triplo teve dois brasileiros. Jadel Gregório venceu de novo, com 17,08 metros, acima dos 17,04 de sexta-feira passada, no Super Grand Prix de Doha, no Catar. A medalha de prata foi para Thiago Dias (16,36 metros). O equatoriano Hugo Chila ficou com o bronze, com 16,34 metros.
A brasileira Lucimar Moura dominou a prova dos 100 metros, com 11.54, superando Laverne Jones, das Ilhas Virgens, e Geraldine Pillay, da África do Sul.
Nos 100 metros rasos, o brasileiro Vicente Lenílson, que venceu no Grande Prêmio do Rio, precisou se conformar com o terceiro lugar (10.41), muito longe do jamaicano Ricardo Williams (10.33).
Nos 110 metros com barreiras, o brasileiro Anselmo Gomes ficou com a medalha de prata. Nos 400 metros com barreiras, as americanas Tiffany Ross-Williams e Markita James dominaram e a brasileira Lucimar Teodoro ficou em terceiro.
|