Embora não tenha aceitado o convite da organização de Roland Garros para entrar na chave principal do evento, o brasileiro Gustavo Kuerten já tem uma data marcada para voltar ao circuito mundial. De acordo com o técnico do ex-número um do mundo, Larri Passos, o retorno do tricampeão do Aberto da França deverá acontecer em julho.
Embora seja esperada a participação do tenista nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o treinador não deu nenhum destaque para a disputa continental e deixou nas entrelinhas que o atleta não estará na competição.
“O Guga não estava preparado fisicamente para disputar um campeonato de cinco sets, mas ele pensa sim em voltar às quadras”, explicou o treinador, que falou quando pode acontecer o retorno. “Se ele entrar em forma, é capaz que jogue alguns torneios no saibro em julho, no verão europeu. Ele vem recebendo alguns convites, mas ainda não sabe se irá aceitá-los”, completou, sem citar o Rio-2007.
Larri está em Paris acompanhando a tenista austríaca Tamara Paszek, que disputa a chave feminina de Roland Garros. O treinador, porém, acabou falando em Guga depois de ver a sua pupila vencer a primeira partida do segundo Grand Slam do ano e ganhar o direito de avançar para a segunda rodada, quando enfrenta a atual bicampeã e a primeira cabeça-de-chave, a belga Justine Henin.
Atualmente na 664ª posição do ranking de entradas da ATP, Kuerten não tem colocação suficiente para entrar nas chaves principais de competições mais importantes sem ter que disputar o qualifying, mas tem o respaldo de ser ex-líder da lista para receber convites, como aconteceu nos dois Masters Series que disputou em 2007, em Indian Wells e Miami.
Guga chegou a receber o wild card para a disputa de Roland Garros, na edição de comemoração de dez anos de sua primeira conquista no Grand Slam parisiense, que também faturou nos anos de 2000 e 2001.