Disputa por vaga masculina no Pan ganha mais um capítulo
06/06/2007 - 13:55 hs
Circuito Mundial
De olho na única vaga brasileira da disputa do vôlei de praia masculinos nos Jogos Pan-americanos, em julho, Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz continuam a batalha pela classificação nesta quinta-feira, quando se inicia a etapa da Croácia do Circuito Mundial.
Somente as duas parceiras tem condições de representar o Brasil no Rio de Janeiro – de acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei, a vaga será dada para a parceria que apresentar melhor desempenho do ranking mundial entre junho de 2006 e 22 de junho de 2007.
Com 1200 pontos em disputa até a data de inscrição das duplas, e apenas 200 separando Ricardo/Emanuel de Márcio/Fábio Luiz, a promessa é de disputas quentes nas areias de Zagreb e de Espinho, em Portugal, na próxima semana.
Ricardo e Emanuel têm uma pequena possibilidade de garantir suas presenças no Pan já na etapa croata. Para isso, precisam vencer a competição e torcer para que Márcio e Fábio Luiz cheguem, no máximo, em 13º lugar. Caso fiquem com o vice-campeonato, os atuais campeões olímpicos se classificam apenas se a dupla medalha de ouro no último Campeonato Mundial não superar a 17ª colocação em Zagreb.
O baiano Ricardo mantém uma postura cautelosa em relação à conquista da vaga no Pan. O jogador mostra confiança no potencial de sua dupla e acredita que o vice-campeonato na Itália, última etapa realizada, indica que o desempenho da parceria está melhorando em relação ao começo da temporada.
“Só dependemos de nós mesmos. Com dois vice-campeonatos, não seremos mais alcançados. Ainda estamos ganhando ritmo de jogo e a tendência é que nossa dupla cresça a cada etapa. Na Itália ficamos em segundo lugar e nosso objetivo daqui para frente é estar sempre nas decisões. Nosso planejamento é estar na melhor forma no meio da temporada. O ano é muito longo, vale vaga no Pan, nos Jogos Olímpicos, e ainda temos o Campeonato Mundial”, comentou Ricardo.
Em desvantagem na disputa, Fábio Luiz ainda acredita na conquista da vaga. O capixaba destacou a vitória da dupla sobre os concorrentes na decisão da etapa italiana e acredita que a diferença de 200 pontos pode ser tirada nas duas etapas restantes.
“Vamos continuar correndo atrás da vaga. A esperança é a última que morre. A vitória sobre eles na Itália nos deu mais moral, mas isso já ficou para trás. Agora estamos totalmente concentrados na etapa da Croácia e vamos entrar com força total. Sempre entramos nos torneios com a intenção de vencer e agora, em um momento decisivo, não será diferente”, promete Fábio.
Outras duas duplas vão defender o Brasil na Croácia: Pedro Solberg/Harley, atual líder do ranking mundial, Luizão e Hevaldo que passaram nesta quarta-feira pelo quali, após as vitórias sobre os russos Kuzmichev e Eremin, por 2 a 0 (21/19 e 21/16) e os irmãos mexicanos Lombardo e Ulises Ontiveros por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/15.