Brasil vence Canadá, mantém invencibilidade e fica perto das finais
15/06/2007 - 14:58 hs
Liga Mundial Masculina
O Brasil deu mais um passo para a classificação às finais da Liga Mundial masculina de vôlei de 2007. Nesta sexta-feira, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, a seleção brasileira não encontrou dificuldades para vencer o Canadá por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-20 e 25-13.(foto)
"Hoje o Canadá jogou abaixo do que nós esperávamos. Não conseguimos aproveitar isso no primeiro set, mas depois crescemos no jogo. No terceiro set tivemos uma boa apresentação", analisou Bernardinho.
Com o resultado, o Brasil precisa agora apenas de três vitórias para garantir a vaga sem depender de outros resultados. A classificação poderia acontecer até mesmo com mais uma única vitória, caso a Finlândia perdesse as duas partidas que irá fazer contra a Coréia do Sul nesta rodada. Mas, nesta sexta, os finlandeses venceram o primeiro duelo contra os sul-coreanos por 3 a 1, com 25-22, 26-24, 22-25 e 25-19.
O Brasil lidera o grupo A da competição com 14 pontos (sete vitórias). A Finlândia está em segundo lugar, com 11 pontos (quatro vitórias e três derrotas), seguida por Coréia do Sul, com 9 (duas vitórias e cinco derrotas), e Canadá, 8 (uma vitória e seis derrotas).
Os brasileiros voltam à quadra para enfrentar novamente o Canadá neste sábado, às 10h, também no Mineirinho. Depois, a seleção jogará quatro partidas fora de casa, duas contra os canadenses e outras duas diante da Finlândia. A fase final da Liga acontecerá na Polônia.
Diante do Canadá, o Brasil contou com o retorno de dois jogadores importantes no grupo, o levantador Ricardinho (capitão da seleção) e o ponteiro Dante. Ainda sem ritmo de jogo, os dois começaram a partida no banco de reservas, dando espaço para Bruno Rezende e Samuel, respectivamente.
Assim, a seleção entrou em quadra com Bruno, Samuel, Murilo, Anderson, Rodrigão, Gustavo e o líbero Alan. No banco, além de Ricardinho e Dante, ficaram na reserva os também campeões mundiais e olímpicos Nalbert, André Heller e André Nascimento. Os cinco devem começar jogando a partida deste sábado.
Com um bom saque, os brasileiros dominaram a partida. Em nenhum momento o Canadá deu a impressão de que iria complicar a vida do atual campeão olímpico e mundial.
Se não bastasse a força no saque e o excessivo número de erros do adversário (foram 25 pontos de graça, o equivalente a um set inteiro), a seleção brasileira ainda contou com boas atuações do oposto Anderson e do ponteiro Samuel, que viraram praticamente todas as bolas.
Murilo e Bruno Rezende, que ainda lutam para ficar no grupo que vai disputar a fase final da Liga e os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, também tiveram atuações destacadas. Anderson foi o maior pontuador do Brasil, com 14 acertos. Murilo e Samuel fizeram 11 pontos cada um.
O técnico Bernardinho tem até a próxima quinta-feira para entregar ao Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos 2007 (Co-Rio) a lista de jogadores que vão disputar o Pan. A expectativa é que ele leve ao Rio o mesmo grupo que vai tentar na Polônia o sétimo título da Liga Mundial.