A Seleção Brasileira masculina de judô está na França, onde fará até o dia 30 de junho um treinamento visando os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Além dos franceses, treinarão com o Brasil o Japão e a Rússia.
Foram convocados os atletas Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg) e Carlos Honorato (-90kg), que faz um trabalho especifico para o Mundial, em setembro.
"Esta viagem será importante para nossa equipe nesta reta final de preparação para o Pan. Vamos poder nos focar 100% na competição, o que em certos momentos não é fácil estando aqui no Brasil. Treinar fora é fundamental", disse Leandro Guilheiro, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e que vai estrear em Pan.
Para o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson, a escolha da França como local de treino tem o objetivo de fazer os atletas brasileiros se confrontarem com judocas que não estarão nos Jogos.
"Os russos têm um estilo de judô muito parecido com Cuba e isso irá nos ajudar bastante. Sem falar na qualidade da França e Japão. Também vamos levar diversas imagens das lutas feitas na Copa do Mundo de Belo Horizonte e o Campeonato Pan-Americano do Canadá para analisar ao lado dos atletas", explicou Ney Wilson.
A equipe feminina titular do Pan embarca para a França no dia 23 e treinará no local por uma semana. Após, segue à Espanha, onde terá mais uma semana de preparação.