Em final brasileira, Ricardo e Emanuel faturam 2º título consecutivo
25/06/2007 - 10:10 hs
Grand Slam de Paris
Embalados com a conquista da vaga para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e com a medalha de ouro obtida na semana passada na etapa de Portugal do Circuito Mundial, os brasileiros Ricardo e Emanuel (foto) garantiram neste domingo seu segundo título consecutivo na temporada, desta vez no Grand Slam de Paris, o primeiro do ano.
Assim como já havia ocorrido na cidade portuguesa de Espinho, os campeões olímpicos voltaram a derrotar na final os compatriotas Franco e Pedro Cunha por 2 sets a 1 e de virada, com parciais de 19-21, 21-17 e 15-12. A partida durou 1h11
"Esse é um título importante, mais ainda por ser um Grand Slam, com pontuação maior, que vale muito na disputa pelas vagas para as Olimpíadas", afirmou Emanuel, referindo-se às duas vagas que o Circuito dará às duplas brasileiras para os Jogos de Pequim e aos 800 pontos que ele e o parceiro conquistaram com o ouro em Paris. Em etapas simples, o título vale 600 pontos. "Perdemos o primeiro set, mas tivemos calma e força para virar a partida contra um time fortíssimo".
Ricardo também destacou a qualidade dos compatriotas Franco e Pedro Cunha. "Fizemos uma campanha muito boa e, chegando à final, sabíamos que teríamos um jogo complicado, porque são duas duplas que se conhecem bem", explicou o jogador. "O circuito está muito equilibrado, e um resultado excelente como esse pode pesar bastante mais pra frente".
Na disputa pelo bronze, os norte-americanos Lambert e Metzger precisaram de 42 minutos para vencer os alemães Brink e Dieckmann por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-17.
Juliana e Larissa perdem
Depois de caírem nas semifinais diante das chinesas Tian Jia e Wang, as brasileiras Juliana e Larissa voltaram a perder em Paris, desta vez na disputa pelo terceiro lugar da etapa.
Cabeça-de-chave número 1 no Grand Slam, a dupla já garantida no Pan do Rio perdeu por surpreendentes 2 sets a 0 para as norte-americanas Wacholder e Turner, com parciais de 21-16 e 21-12.
Foi a primeira vez, nos três anos de disputa em Paris, que as brasileiras não subiram ao pódio. Em 2005, Juliana e Larissa foram vice-campeãs após perderem a final para as norte-americanas Walsh e May. No ano seguinte, deram o troco sobre as rivais e faturaram o título.
Desta vez, apenas Walsh e May voltaram a receber medalhas, e novamente de ouro. Neste domingo, a dupla arrasou Tian Jia e Wang com 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-12, e garantiu seu primeiro ouro no ano, justamente na primeira etapa de que participaram.