Brasília vence a segunda e fica a uma vitória do título do Nacional de Basquete Masculino
25/06/2007 - 08:55 hs
Nacional masculino de basquete
Melhor equipe do Nacional masculino de basquete na primeira fase, o Universo/BRB está a uma vitória da conquista do título inédito na competição. Jogando em casa neste último domingo, a equipe brasiliense conseguiu vencer os paulistas do Unimed/Franca por 87 a 69 (com 37 a 36 no intervalo) e abriu 2 a 0 na série melhor-de-cinco da final.
Apesar da derrota, os comandados do técnico Hélio Rubens contaram com uma atuação de gala do experiente armador Helinho, autor de nada menos do que 29 pontos durante os 40 minutos em que esteve em quadra. O time ainda contou com a boa atuação de Estevam, que deixou o jogo com dez pontos.
Mais uma vez, o principal destaque dos anfitriões na partida foi o armador Nezinho, responsável por 15 pontos e cinco assistências durante o jogo. Ele foi acompanhado de perto pelo pivô Luís Fernando, com 15 pontos e nove rebotes, e pelos companheiros Ratto (14 pontos), Cipriano (13) e Alex (12).
Como já havia acontecido no primeiro confronto da decisão, as duas equipes começaram a partida com muito equilíbrio nas ações. Apoiada pela torcida, a equipe de Brasília abriu vantagem de um ponto no primeiro período e conseguiu segurar o placar mínimo até o intervalo.
No segundo tempo, porém, os paulistas não conseguiram mais barrar a vitória dos candangos. Além de ampliar o marcador para 62 a 50 no terceiro quarto, o Universo ainda somou mais dez pontos à sua vantagem no período final, conquistando a segunda vitória nos playoffs decisivos.
As duas equipes voltam a se enfrentar agora na quarta-feira, em Franca , a partir das 20 horas . Enquanto os brasilienses precisam da vitória para se sagrarem campeões, o time paulista tenta a todo custo arrastar a decisão por pelo menos mais um jogo, que eventualmente acontecerá também em Franca, na sexta-feira, às 18h15.