Quatro das cinco duplas femininas do Brasil estrearam com duas vitórias na etapa de Stavanger, na Noruega, ontem. Com os resultados, Juliana/Larissa, Renata/Talita, Maria Clara/Carolina e Adriana Behar/Shelda precisam apenas de mais um triunfo para avançar às oitavas-de-finais da competição.
A única dupla que não obteve resultados positivos foi Ana Paula/Leila, que sofreu duas derrotas nesta quarta e precisa se recuperar no primeiro jogo de quinta contra as norueguesas Hakedal e Torlen para não ser eliminada prematuramente no Grupo H.
Mesmo com quatro times já classificados, no máximo três chegarão direto às oitavas, já que Renata/Talita e Maria Clara/Carolina estão na mesma chave e se enfrentarão na última rodada.
Cabeças-de-chave do Grupo B, Juliana e Larissa venceram suas duas partidas iniciais. No primeiro jogo, as representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro tiveram dificuldades para superar as canadenses Martin e Cooke por 2 sets a 1, parciais de 21-19, 18-21 e 15-12, em 54 minutos de partida.
Na seqüência, as atuais bicampeãs do Circuito Mundial bateram, com maior facilidade, as irmãs Doris e Stefanie Schwaiger, da Áustria, por 2 sets a 0 (21-14 e 21-13). Com os resultados, a dupla brasileira precisa de mais uma vitória, nesta quinta, contra as gregas Karadassiou e Arvaniti para avançar às oitavas-de-finais da competição.
"Durante o primeiro jogo, fazia muito frio e chovia bastante. Jogamos o suficiente para ganhar. No segundo, a Juliana fez a diferença no bloqueio. Esperamos um jogo muito difícil contra as gregas, já que elas perderam um jogo nesta quarta e se perderem outro estarão fora", analisou o técnico da dupla, Reis Castro.
Na chave D, duas duplas brasileiras brigam pela liderança do grupo. Renata/Talita e Maria Clara/Carolina venceram seus dois compromissos, nesta quarta, e definem em confronto direto qual dupla vai direto às oitavas-de-finais. A primeira vitória de Renata/Talita veio sobre as norte-americanas Boss e Ross: 2 sets a 1 (21-17, 23-25 e 16-14), depois as brasileiras bateram Koutroumanidou/Tsiartsiani, da Grécia, por 2 a 0 (21-17 e 21-15).
As irmãs cariocas venceram as mesmas adversárias que Renata/Talita, mas em ordem inversa. A estréia foi contra a dupla grega, derrotada em 54 minutos por 2 sets a 0 (27/15 e 23/21). O segundo triunfo, por 2 a 1 (21/16, 15/21 e 15/13), foi sobre o time dos Estados Unidos.
No Grupo F, a liderança é de Adriana Behar/Shelda, que venceu duas duplas européia. A estréia foi contra Klapalova/Petrova, da República Tcheca por 2 sets a 0 (21-8 e 21-15), em 30 minutos. A segunda vitória do dia veio de virada diante das russas Uryadova e Shiryaeva por 2 a 1, com parciais de 15-21, 21-13 e 15-9. Para avançar para as oitavas, a experiente dupla brasileira precisa vencer as norte-americanas Youngs e Branagh, vice-líderes da chave.
"Ficamos em segundo lugar na Polônia e esperamos ir bem aqui também. Tomara que o tempo melhore, pois o nível do jogo deve ser muito alto", avaliou Adriana Behar. |