Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Liga Uberabense de Xadrez presta homenagem a bicampeã
11/07/2007 - 14:03 hs
 
Emocionante as palavras do viúvo Geneir Pereira Neto, ao lado dos filhos Moisés Mendes Pereira e Marcos Mendes Pereira. A paixão
de Ângela (Foto) pelo xadrez e suas incontáveis conquistas fizeram com que esta baluarte da LUX estimasse a todos como uma extensão de sua família.

Homenagem – Isto foi refletido no “minuto de silêncio” em que tudo parecia se vislumbrar como num filme: Uma dezena de campeonatos uberabenses, Representação mineira no Brasileiro de 87 realizado em Uberaba, fato que se repetiu a pouco, na cidade de Altinópolis, quando ficou entre as melhores do Brasil. Em 2001, uma surpresa, Ângela conquista o campeonato municipal uberabense absoluto de xadrez, firmando-se como melhor entre homens e mulheres. Ano passado, um feito notável, torna-se a única mulher de todo o estado de Minas Gerais ranqueada na Federação Internacional de Xadrez, a FIDE.

Favoritismo – Já este ano, campeã no OPEN da APCEF, mais uma vez “Melhores do Ano” e vencedora do feminino no Open Chico Xavier. Um fato inconteste: Ângela era a favorita nas disputas dos JIMI (Jogos do Interior Mineiro), que começam este sábado (14) em Uberaba.

2º Torneio de Xadrez Camões

Após o Minuto de Silêncio, começou o 2º Torneio de Xadrez “Camões”, com
apoio do Elos Clube de Uberaba, entidade do qual Ângela era conselheira.

Vencedor O campeão do torneio, foi César Fernando dos Santos Cruz (Cafu) com Flávio Braga na segunda colocação, após um árduo jogo de desempate contra Marcelo Gonçalves que, conseqüentemente ficou com a terceira posição.
Abel Humberto Rodrigues Mendes e Marco Antônio Gonçalves ficaram na quarta e quinta colocações respectivamente.

Outras categorias – O Torneio realizado em homenagem a saudosa Ângela foi também disputado nas categorias Infantil e Feminino.
O jovem Bernardo Rosental foi o campeão na categoria Infantil e Ana Carolina Goulart ao vencer Marilza de Oliveira conquistou o título na categoria Feminino.

JIMI – O árbitro da competição, Francisco Santos Neto, o Xico Xadrez, lembra que o vencedor do 2º Torneio de Xadrez Camões, Cafú, está automaticamente classificado para as disputas dos JIMI.

Mais homenagens – A grande campeã nunca sairá da memória, será homenageada nos JIMI, em Sacramento no próximo dia 29 na final de Mineiro e em uma série de solenidades que a LUX irá promover.

Na foto Ângela Maria Mendes Pereira na semifinal do Campeonato Uberabense e posse da atual diretoria da LUF no dia 6 de janeiro de 2007.

O site nossoesporte também rende homenagens a esta que foi uma grande campeã e divulgadora do esporte da inteligência

Foto: Ligeirinho.’.
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.