Ligeirinho.’.
O torneio de Xadrez dos JIMI que tem início nesta sexta-feira (13) em Uberaba terá uma atração a mais com a participação do árbitro internacional Olyntho Meirelles além das homenagens prestadas aos enxadristas uberabenses que não estarão mais participando do torneio que terá seus jogos acontecendo no Clube de Damas (Foto), na Praça Jorge Frange .
Apoio e homenagens – A Liga Uberabense de Xadrez (LUX), como sempre fez, apóia a participação de Uberaba nos JIMI e aproveita a oportunidade para fazer uma homenagem aos saudosos enxadristas que participaram nos últimos dois anos como, Ângela Maria Mendes Pereira e Rodrigo Soares, que eram inscritos na Federação Internacional de Xadrez (FIDE), além de Cláudio Garcia e Nelson Pagnanelli.
Grande campeã – Há dois anos, no mesmo Clube de Damas, Uberaba foi campeã. Agora, rendemos homenagens aos campeões e à campeã Ângela, que deixaram saudades, mas a certeza que vamos velar por sua memória.
Enxadristas – Algumas das cidades confirmadas são: Nova Ponte, Uberlândia, Araxá, Sacramento e Delta, o que representa uma grande evolução, já que no ano passado não houve o torneio de xadrez nos JIMI - Triângulo, pois apenas três equipes foram inscritas. Agora, a evolução é contínua, como afirma Paulo Roberto de Melo, que juntamente com o jovem Tiahgo Venerando, formam a equipe da progressista cidade de Nova Ponte. Vamos para Uberaba para aprender, diz Paulo Roberto.
De Araxá, os “cabeças” são Adriano Pena e Alexandre Cobos, que devem vir reforçados pelo jovem João Paulo Gonçalves Lacerda, ranqueado na FIDE. Sacramento, comandado pelo presidente Gilberto, do Clube de Xadrez e Damas local, é uma equipe em ascensão. Delta tem Gary Castro, Rômulo Borges e Henrique Katayama como reforços.
Uberaba – Flávio Braga, que chegou a vencer o Mestre Internacional Martinez, joga mesmo por Uberaba. Flávio, de apenas 19 anos, aprendeu no Probem e é uma das esperanças da cidade ao lado dos catedráticos Xico Xadrez, Luís Nelson Capucci, César Cruz e Diego Sbrissa, todos ranqueados na FIDE. Além destes, conta com valores como Leandro Guarato, empenhando-se bastante para o evento, com o presidente da LUX Marcel Resende Andrade e Sérgio Antônio de Oliveira Araújo.
Adversário forte – A pedra no caminho de Uberaba deverá ser novamente Uberlândia, onde pontifica Roberto Zardo, o decano de várias gerações de enxadristas uberlandenses. Se há dois anos, Uberaba ganhou com a maestria de Rodrigo Soares, Marcel Andrade, Sérgio Araújo e Diego Sbrissa, é quase certo que não será mais fácil, mesmo por que o esporte da inteligência, com o advento da Internet e de literatura especializada em língua portuguesa está se tornando a cada dia mais difícil.
Para saber mais – O site da LUX, www.xadrezlux.pop.com.br está à disposição para todos que queiram maiores informações a respeito da participação de Uberaba nos JIMI. Além disso, lá o internauta terá acesso a tudo que queira saber a respeito do xadrez uberabense. Vale a pena conferir.
Foto: Guilherme Senna |