O Brasil garantiu neste domingo seu sétimo título da Liga Mundial de vôlei, quinto consecutivo, ao vencer a Rússia por 3 sets a 1 , parciais de 18/25, 25/23, 28/26 e 25/22, em partida realizada em Katowice, na Polônia.(foto) Desta forma, a Seleção encerra sua participação na competição com apenas uma derrota, sofrida na primeira partida da fase final contra a Bulgária. Na seqüência, o time comandado por Bernardinho passou pela própria Rússia e pela Polônia, nas semifinais.
O próximo desafio dos brasileiros será tentar o único título que falta desde que Bernardinho assumiu o cargo: os Jogos Pan-Americanos, que neste ano estão sendo realizados no Rio de Janeiro.
O Brasil iniciou a partida de forma irreconhecível e foi dominado pela Rússia no primeiro set. Abusando dos erros, os brasileiros viram os russos abrir vantagem e vencer por 25/18.
No segundo set, o Brasil esteve perdendo até os pontos finais, mas conseguiu a virada para fechar em 25 a 23.
No mais equilibrado dos sets, o terceiro, a placar seguiu apertado até o momento decisivo. O Brasil, então, mostrou frieza e fechou por 28 a 26.
O Brasil chegou a liderar o quarto set por 19/17, mas a Rússia empatou. A igualdade seguiu até o 21º ponto de cada equipe, quando o Brasil abriu vantagem e fechou por 25 a 22.