Brasil bate cubanas "atípicas" e fará final do basquete
24/07/2007 - 09:18 hs
Pan-americano
A Seleção Brasileira feminina de basquete venceu Cuba por 79 a 60, ontem, na Arena Multiuso, e avançou à decisão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Diferente da maioria das atletas do país caribenho, as cubanas do basquete até mostraram vontade, mas foram apáticas e sequer provocaram as brasileiras em quadra. (foto)
Após os episódios envolvendo as equipes cubanas no vôlei de quadra feminino e handebol, além da confusão no judô, que envolveu atletas e torcedores cubanos e brasileiros, o jogo de hoje foi como um amistoso, com as cubanas "caladas" e vendo a equipe brasileira passear em quadra.
A pivô Kelly explicou que as brasileiras e cubanas já são praticamente amigas.
"Já fazemos amistosos juntas há cinco anos. Nem sei quantas vezes já nos enfrentamos. Elas nos trazem charutos e trançam nossos cabelos", contou a jogadora brasileira após o jogo.
A partida começou com as duas equipes errando muito e com um aproveitamento ruim. O Brasil terminou o primeiro quarto na frente, vencendo por 19 a 16.
No segundo período, o Brasil voltou melhor e dominou os dez minutos, vencendo por 41 a 29. A vantagem de 12 pontos só não foi maior, porque a equipe cubana fez 4 pontos seguidos no final do primeiro tempo da partida, além do técnico Alberto Sabala ter pedido dois tempos.
No terceiro quarto, o Brasil continuou soberano e aumentou ainda mais a sua vantagem, fazendo 66 a 44.
No quarto e último período, o Brasil apenas administrou a vantagem, vencendo a partida por 79 a 60.
O Brasil enfrenta na final, nesta terça-feira, às 15h30 (de Brasília), os Estados Unidos, que venceram o Canadá por 75 a 59.
A última vez que o Brasil foi medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos foi em Havana em 91.