Três dias após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Larissa e Juliana (Foto) estrearam com vitória no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Gstaad, na Suíça, debaixo de frio e de chuva.
Além delas, o Brasil também saiu vencedor nesta terça-feira com Adriana Behar/Shelda, Renata/Talita e Maria Clara/Carolina. A única derrota na rodada de abertura foi de Ana Paula/Leila.
Larissa e Juliana ganharam de Zumkehr/Skrivan, da Suíça, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/11). Amanhã, as campeãs pan-americanas jogarão contra Minusa/Jursone, da Letônia, que já perderam duas vezes para as brasileiras no Circuito Mundial.
Na quinta-feira, fechando a fase de classificação, Larissa e Juliana terão como adversárias as alemãs Banck e Lahme.
Brasileiras mais bem colocadas no ranking mundial, na terceira posição, Renata e Talita estrearam no Mundial vencendo as italianas Gattelli e Perrotta, por 2 a 0 (21/16 e 21/17).
Na quarta, elas enfrentarão as francesas Faure e Sarpaux. As duas duplas já estiveram duas vezes frente a frente no Circuito Mundial, e Renata e Talita ganharam em ambas as ocasiões. Na quinta-feira, jogarão contra as suíças Kuhn e Schwer.
Bicampeãs mundiais, em 99 e em 2001, Adriana Behar e Shelda derrotaram as russas Uryadova e Shiryaeva, por 2 a 0 (21/17 e 21/16). Amanhã, jogarão contra as canadenses Lessard e Maxwell, quartas colocadas no Pan-Americano do Rio. Na atual temporada, as duas duplas ainda não se enfrentaram no Circuito Mundial.
Mas nos três confrontos já ocorridos, as vitórias foram de Adriana e Shelda. Na quinta-feira, no encerramento da fase classificatória, as vice-campeãs olímpicas em Sydney e em Atenas terão como adversárias as chinesas Wang e Zuo.
Um duelo entre irmãs abriu o grupo K do Mundial. Melhor para as brasileiras Maria Clara e Carolina, que superaram as austríacas Doris e Stefanie Schwaiger, por 2 a 0 (21/11 e 21/15).
Amanhã, Maria Clara e Carolina jogarão contra Saka/Rtvelo, da República da Georgia. As gregas Karadassiou e Arvaniti serão as adversárias das jovens brasileiras na última partida da fase classificatória, na quinta-feira.
Já Leila e Ana Paula perderam para as norueguesas Hakedal e Torlen, por 2 a 0 (17/21 e 14/21). Nesta quarta, só a vitória interessa para a dupla brasileira. As adversárias de Ana Paula e Leila serão as japonesas Tanaka e Koizumi.
Este ano, nas etapas do Circuito Mundial em Portugal e na Alemanha, as duas duplas enfrentaram-se, e as brasileiras ganharam por 2 sets a 0. Na quinta-feira, Ana Paula e Leila jogarão contra as holandesas Kadijk e Mooren.
|