Na despedida da ala Janeth e com a Arena Multiuso recebendo 13 mil espectadores, a Seleção Brasileira feminina de basquete foi derrotada pelos Estados Unidos por 79 a 66 e ficou com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, nesta última terça-feira. (foto) Após a partida, Janeth foi aplaudida pela torcida e não conseguiu conter as lágrimas ao ouvir os torcedores gritarem seu nome.
A Seleção Brasileira teve dificuldades desde o início com as norte-americanas e a partida foi disputada ponto a ponto. No entanto, a equipe comandada por Antônio Carlos Barbosa conseguiu ficar na frente no primeiro quarto: 19 a 18.
No início do segundo quarto, Janeth deixou a quadra para entrada de Karen, mas a veterana voltou logo depois. No entanto, quem brilhou foi a camisa 7, Micaela, que conseguiu roubar algumas bolas ainda no campo de defesa, ajudando o Brasil a abrir uma boa vantagem de cinco pontos no segundo quarto. Mas a equipe verde e amarela permitiu que as norte-americanas encostassem no placar, terminando a parcial novamente com um ponto à frente das adversárias: 34 a 33.
No início do terceiro quarto, os Estados Unidos conseguiram se defender melhor e viraram no marcador. Além disso, os arremessos das brasileiras não entravam e as norte-americanas chegaram a abrir quatro pontos. Mas no fim da etapa, a Seleção voltou a passar à frente e encerrou o quarto em 53 a 49.
No último e quarto período, a equipe de Barbosa não conseguiu manter o mesmo nível do primeiro tempo e permitiu a reação das norte-americanas, que abriram larga vantagem e garantiram mais uma medalha de ouro para os Estados Unidos no Pan.