Diante do Maracanã lotado, a Seleção feminina de futebol atropelou os Estados Unidos por 5 a 0 e subiu ao ponto mais alto do pódio. Foi a única medalha de ouro do Brasil nesta última quinta-feira, algo suficiente para colocar o país que recebe o Pan-Americano em segundo lugar no quadro geral.(foto)
A delegação verde e amarela passou a computar 35 ouros, 31 pratas e 51 bronzes, ultrapassando Cuba na briga pela vice-liderança. Como os caribenhos não venceram nenhuma competição no dia, perderam a posição por terem obtido menos vice-campeonatos.
A luta deve ser difícil para o Brasil nos três dias finais de Pan-Americano, uma vez que Cuba está classificado para seis finais do boxe e costuma ser o grande vencedor das provas de canoagem. Já os anfitriões contam com medalhas na vela, no atletismo e em esportes coletivos.
Nesta quinta, além do ouro no futebol, a delegação verde e amarela conquistou outras cinco medalhas. Valéria Kumizaki, na categoria até 53kg, e Nelson Sardemberg, até 80kg, foram prata e bronze no karatê, respectivamente. Rosângela Conceição, até 72kg, levou o bronze na luta livre.
O Brasil ainda conquistou medalhas de prata no trampolim de 3m dos saltos ornamentais, com César Castro, e no pólo aquático masculino. A equipe de pólo perdeu por 9 a 2 para os Estados Unidos, mas foi muito festejada no Parque Aquático Júlio Delamare.