Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Jogo Rápido: Uberaba é Elite
30/07/2007 - 12:30 hs
 
Ligeirinho.’.

Uberaba: O retorno – Finalmente o fiel torcedor do Uberaba pôde comemorar o retorno do Colorado à elite do futebol mineiro. Se não em forma de campeão, mas como vice. O importante é que o time está classificado e isso é o que mais importa.

O início – Tudo começou no dia 28 de janeiro onde no Uberabão, a equipe do então técnico Luiz Eduardo empatou em 0 a 0 com a equipe amadora do Tupi. Na oportunidade, o técnico Luiz Eduardo demonstrou toda sua insatisfação com a equipe quando ao final do jogo o Repórter da Rádio Sete Colinas, Mozar Rodrigues perguntou: “O que você gostou?” A resposta veio simples e objetiva: “Gostei da bola. O time estava horrível. Precisamos de atacantes. Se não conseguimos ganhar de time amador, de quem vamos ganhar?”.

Módulo II – Depois de alguns amistosos, finalmente no dia 11 de fevereiro, o Uberaba fez sua estréia no Módulo II quando, foi até a cidade de Ipatinga e no Ipatingão, com gol de Cinésio aos 27 minutos do segundo tempo, venceu o Social de Cel. Fabriciano pelo placar de 1 a 0.
Na estréia, o técnico Luiz Eduardo escalou a equipe com: Paulo César, Tadeu, Derlan, Paulista (Alex) e Fabiano; Júlio César, Mateus, Barrinha (Balduíno) e Denis; Fabrício e Cinésio (Sabará).

Campanha – Na primeira fase da competição, a equipe do técnico Luiz Eduardo fez uma excelente campanha. Terminou a fase na primeira colocação com 25 pontos, 5 a frente do Social que foi o segundo colocado.
No último jogo da fase, o time venceu o próprio Social no Uberabão por 1 a 0, gol marcado por Fernando aos 33 minutos do primeiro tempo.

Hexagonal – Com a excelente campanha da primeira fase, a torcida do Uberaba esperava também no Hexagonal Final, a repetição da campanha e conseqüentemente a classificação para o Módulo I com mais tranqüilidade.
Porém, a estréia foi com derrota. No dia 27 de maio, o time foi até a cidade de Formiga onde, no Estádio Juca Pedro foi derrotado pelo time da casa pelo placar de 2 a 1.

Vitória – Somente na quarta rodada, depois de empatar com o arqui-rival Uberlândia em 0 a 0 no Uberabão, na segunda rodada e também em 0 a 0 com o Social, na terceira, no Estádio Louis Ensch, o Uberaba finalmente conseguiu a primeira vitória, ao passar pelo Valério pelo placar de 2 a 1 no dia 17 de junho, em jogo realizado no Uberabão. Washington e Sabará foram os goleadores do Uberaba e Dieguinho fez o único gol da equipe de Itabira.

Irregularidade – Apesar de ter goleado a URT por 4 a 1 no Uberabão na rodada seguinte, a equipe voltou a ser derrotada por 2 a 1, no dia 30 de junho pela própria URT no Zama Maciel. Na seqüência mais dois empates, 0 a 0 com o Valério no Israel Pinheiro e 1 a 1 com o Social no Uberabão.

Técnico – Após o empate com o Social, a diretoria, depois de ouvir muitas críticas por parte da imprensa, resolveu demitir o técnico Luiz Eduardo. Em seu lugar assumiu o Gerente de Futebol, Paulo Luciano que, tinha a difícil tarefa de, em apenas dois jogos, conseguir a sonhada classificação ao Módulo I.

Ajuda divina – Dizem que Deus é brasileiro. E ao que parece, deve ser também uberabense. As últimas rodadas foram todas favoráveis ao Uberaba. Seus adversários diretos foram tendo resultados negativos. Aproveitando-se muito bem disto, na penúltima rodada, no dia 9 de junho, conquistou excelente vitória por 2 a 1 diante do Uberlândia em pleno Parque do Sabiá.

Grande chance – Favorecido mais uma vez pela vitória do Social sobre o Formiga no Estádio Waldermar Teixeira de Faria em Divinópolis por 2 a 1, o Uberaba chegou à última rodada dependendo apenas do seu futebol para conquistar uma das duas vagas para o Mineiro do Módulo I de 2008.

Último jogo – No último domingo (29), com o Uberabão praticamente lotado. Contando com total apoio da torcida, de toda imprensa de Uberaba, que divulgou o jogo a semana inteira, a equipe do Uberaba finalmente tinha a grande chance de conquistar a sonhada vaga.

O adversário – Ironicamente, a equipe que teve melhor campanha na última fase, o Formiga, apesar de chegar a última rodada na liderança com 16 pontos, corria o sério risco de não conquistar a classificação.

Mico do ano – Depois de fazerem grande festa em Divinópolis, onde um boato implantado no Estádio Farião, que Uberlândia e Uberaba havia terminado em 2 a 2 e que, apesar da derrota para o Social, a equipe conquistara o título do Módulo II, a delegação do Formiga chegou a cidade de Uberaba, preocupados com a difícil tarefa de superar o Uberaba em pleno Uberabão.

Elite – A preocupação do Formiga foi confirmada em campo. Jogando com tranqüilidade, os comandados do técnico Paulo Luciano mostrou em campo o porquê foi o melhor elenco do Módulo II. O placar de 2 a 0, devolveu ao Uberaba o direito de estar entre os maiores clubes de Minas Gerais, lugar de onde jamais deveria ter saído.

Módulo II jamais – Agora é trabalhar para manter-se no lugar que sempre pertenceu. O Uberaba retoma com méritos seu posto de um dos maiores clubes de Minas Gerais.

Fotos: Guilherme Senna
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.