Uberaba: O retorno – Finalmente o fiel torcedor do Uberaba pôde comemorar o retorno do Colorado à elite do futebol mineiro. Se não em forma de campeão, mas como vice. O importante é que o time está classificado e isso é o que mais importa.
O início – Tudo começou no dia 28 de janeiro onde no Uberabão, a equipe do então técnico Luiz Eduardo empatou em 0 a 0 com a equipe amadora do Tupi. Na oportunidade, o técnico Luiz Eduardo demonstrou toda sua insatisfação com a equipe quando ao final do jogo o Repórter da Rádio Sete Colinas, Mozar Rodrigues perguntou: “O que você gostou?” A resposta veio simples e objetiva: “Gostei da bola. O time estava horrível. Precisamos de atacantes. Se não conseguimos ganhar de time amador, de quem vamos ganhar?”.
Módulo II – Depois de alguns amistosos, finalmente no dia 11 de fevereiro, o Uberaba fez sua estréia no Módulo II quando, foi até a cidade de Ipatinga e no Ipatingão, com gol de Cinésio aos 27 minutos do segundo tempo, venceu o Social de Cel. Fabriciano pelo placar de 1 a 0.
Na estréia, o técnico Luiz Eduardo escalou a equipe com: Paulo César, Tadeu, Derlan, Paulista (Alex) e Fabiano; Júlio César, Mateus, Barrinha (Balduíno) e Denis; Fabrício e Cinésio (Sabará).
Campanha – Na primeira fase da competição, a equipe do técnico Luiz Eduardo fez uma excelente campanha. Terminou a fase na primeira colocação com 25 pontos, 5 a frente do Social que foi o segundo colocado.
No último jogo da fase, o time venceu o próprio Social no Uberabão por 1 a 0, gol marcado por Fernando aos 33 minutos do primeiro tempo.
Hexagonal – Com a excelente campanha da primeira fase, a torcida do Uberaba esperava também no Hexagonal Final, a repetição da campanha e conseqüentemente a classificação para o Módulo I com mais tranqüilidade.
Porém, a estréia foi com derrota. No dia 27 de maio, o time foi até a cidade de Formiga onde, no Estádio Juca Pedro foi derrotado pelo time da casa pelo placar de 2 a 1.
Vitória – Somente na quarta rodada, depois de empatar com o arqui-rival Uberlândia em 0 a 0 no Uberabão, na segunda rodada e também em 0 a 0 com o Social, na terceira, no Estádio Louis Ensch, o Uberaba finalmente conseguiu a primeira vitória, ao passar pelo Valério pelo placar de 2 a 1 no dia 17 de junho, em jogo realizado no Uberabão. Washington e Sabará foram os goleadores do Uberaba e Dieguinho fez o único gol da equipe de Itabira.
Irregularidade – Apesar de ter goleado a URT por 4 a 1 no Uberabão na rodada seguinte, a equipe voltou a ser derrotada por 2 a 1, no dia 30 de junho pela própria URT no Zama Maciel. Na seqüência mais dois empates, 0 a 0 com o Valério no Israel Pinheiro e 1 a 1 com o Social no Uberabão.
Técnico – Após o empate com o Social, a diretoria, depois de ouvir muitas críticas por parte da imprensa, resolveu demitir o técnico Luiz Eduardo. Em seu lugar assumiu o Gerente de Futebol, Paulo Luciano que, tinha a difícil tarefa de, em apenas dois jogos, conseguir a sonhada classificação ao Módulo I.
Ajuda divina – Dizem que Deus é brasileiro. E ao que parece, deve ser também uberabense. As últimas rodadas foram todas favoráveis ao Uberaba. Seus adversários diretos foram tendo resultados negativos. Aproveitando-se muito bem disto, na penúltima rodada, no dia 9 de junho, conquistou excelente vitória por 2 a 1 diante do Uberlândia em pleno Parque do Sabiá.
Grande chance – Favorecido mais uma vez pela vitória do Social sobre o Formiga no Estádio Waldermar Teixeira de Faria em Divinópolis por 2 a 1, o Uberaba chegou à última rodada dependendo apenas do seu futebol para conquistar uma das duas vagas para o Mineiro do Módulo I de 2008.
Último jogo – No último domingo (29), com o Uberabão praticamente lotado. Contando com total apoio da torcida, de toda imprensa de Uberaba, que divulgou o jogo a semana inteira, a equipe do Uberaba finalmente tinha a grande chance de conquistar a sonhada vaga.
O adversário – Ironicamente, a equipe que teve melhor campanha na última fase, o Formiga, apesar de chegar a última rodada na liderança com 16 pontos, corria o sério risco de não conquistar a classificação.
Mico do ano – Depois de fazerem grande festa em Divinópolis, onde um boato implantado no Estádio Farião, que Uberlândia e Uberaba havia terminado em 2 a 2 e que, apesar da derrota para o Social, a equipe conquistara o título do Módulo II, a delegação do Formiga chegou a cidade de Uberaba, preocupados com a difícil tarefa de superar o Uberaba em pleno Uberabão.
Elite – A preocupação do Formiga foi confirmada em campo. Jogando com tranqüilidade, os comandados do técnico Paulo Luciano mostrou em campo o porquê foi o melhor elenco do Módulo II. O placar de 2 a 0, devolveu ao Uberaba o direito de estar entre os maiores clubes de Minas Gerais, lugar de onde jamais deveria ter saído.
Módulo II jamais – Agora é trabalhar para manter-se no lugar que sempre pertenceu. O Uberaba retoma com méritos seu posto de um dos maiores clubes de Minas Gerais.