Em um evento realizado nesta terça-feira de manhã, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, entregou a Joseph Blatter a proposta da candidatura brasileira para receber a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com a CBF, na reunião Blatter recebeu, entre outros documentos, a declaração governamental assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as 11 garantias governamentais fornecidas pelos ministros.
Além disso, o Brasil apresentou ao presidente da Fifa 18 acordos referentes aos estádios a cidades-sedes da competição.
As cidades que receberiam os jogos da Copa de 2014 são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Recife e Olinda, no Nordeste, terão candidatura única.
Entre as 18 cidades, quatro delas teriam estádios construídos. São elas: a Arena Zagallo, em Alagoas, Maceió; o Estádio Estrela dos Reis Magos, em Natal, Rio Grande do Norte; a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena da Bahia, em Salvador. Os outros 14 seriam reformados.
Além disso, de dez a 12 cidades sedes seriam escolhidas entre as 18 previamente selecionadas para receber o Mundial. A decisão seria tomada até julho de 2008.
Ricardo Teixeira garantiu a Blatter que o Brasil tem totais condições de organizar o evento mais importante do futebol.
"O País dispõe de todas as condições, em termos de infra-estrutura, de tecnologia e de capacitação humana, e irá se superar em tudo o que for preciso para realizar uma Copa do mais alto nível", comentou o dirigente.
A Fifa vai analisar os documentos apresentados pelo Brasil e uma resposta sobre a avaliação deverá ser dada até o final do mês de outubro.
|