O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) oficializou nesta segunda-feira a candidatura do Rio de Janeiro para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, iniciativa que também conta com o apoio dos três níveis do Governo, informou a entidade por meio de um comunicado.
A documentação exigida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) foi enviada na última sexta-feira.
O pedido é composto por uma carta de apresentação da candidatura assinada pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e pelo prefeito do Rio, Cesar Maia, e outras duas cartas de apoio institucional e compromisso do cumprimento dos requisitos de organização.
A primeira delas é assinada pelo presidente brasileiro Lula e a outra tem a assinatura do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
No comunicado, o presidente do COB afirma que a candidatura do Rio conta com o "diferencial" de ter o apoio total do Governo, assim como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos, realizados em julho.
"Esta união dos Governos foi fundamental para o sucesso dos Jogos Pan-americanos e Parapanamericanos de 2007 e será importantíssima para a candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016", disse Nuzman.
Até agora, apenas três cidades formalizaram sua candidatura para sediarem os Jogos Olímpicos de 2016: Madri, Tóquio e Chicago.
Também demonstraram interesse de sediar a competição Praga (República Tcheca), Baku (Azerbaijão) e Doha (Catar), cidades que terão que enviar a documentação ao COI até a próxima sexta-feira.
A partir deste momento, as cidades deverão responder a um questionário de candidatura e de cumprimento de garantias do COI, até o dia 14 de janeiro de 2008.
Após esta data, o COI analisará a documentação apresentada e anunciará as candidatas oficiais em junho. A escolha definitiva será realizada no dia 2 de outubro de 2009, em cerimônia em Copenhague, na Dinamarca.