O Brasil enfrenta o México, nesta quarta-feira, no último amistoso antes da estréia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, contra a Colômbia, no dia 14 de outubro. A mais de um mês da partida em Bogotá, o técnico Dunga não quer correr risco de perder jogadores para a competição.
"Os jogadores da Seleção Brasileira estão em pré-temporada, portanto não podem ser muito exigidos neste momento. Temos de ver se todos estão em condições para que a equipe não sofra um desfalque no momento mais importante", disse o treinador após o treino desta terça-feira, no campo anexo ao Estádio de Foxborough, palco do amistoso.
De acordo com o comandante da Seleção Brasileira, o adversário no duelo de abertura nas seletivas é difícil, embora não tenha passado da primeira fase na Copa América, disputada entre junho e julho, na Venezuela. "Vai ser uma partida muito dura, pois tradicionalmente a Colômbia tem jogadores muito técnicos", acrescenta.
Localizada a 2.640m de altitude, Bogotá, capital do país, preocupa Dunga pelo ar rarefeito, que prejudica o rendimento físico dos atletas. "Não é o ideal para jogar, mas entre o ideal e o necessário há muita diferença. Mas não devemos reclamar, já que não há outro jeito, a não ser jogar".
Perguntado se prefere deixar o time em boas condições para a estréia nas Eliminatórias ou vencer o amistoso contra o México, Dunga é direto. "Claro que o mais importante é a competição, mas esse é um jogo de preparação. Toda vez que o Brasil joga, tem de vencer, seja jogo a partida oficial ou não".