As brasileiras Maria Clara (foto) e Carolina avançaram à chave principal do etapa do Brasil, penúltima do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Fortaleza, ao bater as holandesas Leenstra e Boersma por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/16.
Com o resultado conquistado na Praia de Iracema, a dupla brasileira, 14ª colocada no ranking, acumula 45 vitórias no ano e já alcançaram a melhor fase internacional de suas carreiras.
"Tivemos alguns momentos de oscilação, principalmente na primeira metade do circuito, mas isso nos serviu de aprendizado. Ganhamos consistência ao longo do ano e hoje temos realizado boas campanhas", disse Maria Clara.
Já Carolina destacou a experiência internacional que a dupla adquiriu nos últimos três meses, que contribuiu na melhora do entrosamento.
"Evoluímos tecnicamente e emocionalmente. Ficar três meses longe é muito complicado e desgastante. Agora, no Brasil, espero mostrar o resultado de toda essa experiência acumulada", afirmou.
Com um ataque consistente, as filhas da ex-jogadora Isabel Salgado tiveram dificuldade com o sol forte e o calor de aproximadamente 32ºC.
As demais duplas brasileiras que disputavam um lugar na chave principal também conseguiram a classificação. Ana Paula e Sandra Pires derrotaram Keizer e de Vries, também da Holanda, por 2 a 0, com parciais de 21/12 e 26/24.
Já Agatha e Shaylyn tiveram de entrar em quadra duas vezes. Primeiro, bateram as canadenses Moskowitz e Markovic com parciais e 21/10 e 21/12 e, na seqüência, eliminaram as filipinas Ilustre e Pascua com um duplo 21/18.
Nesta quarta-feira, as três duplas classificadas do qualifying se juntam à Juliana/Larissa, Renata/Talita e Maria Elisa/Val na chave principal do torneio.