O novo ranking da ATP nesta segunda-feira mostrou o brasileiro Marcelo Melo oito posições abaixo da que estava na segunda passada, quando ele e a Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciaram um exame positivo de doping.
Melhor brasileiro no ranking da ATP até a semana passada, Melo caiu para o 33º nas duplas. O seu parceiro, André Sá, ganhou quatro posições e está em 25º agora.
Na Corrida dos Campeões, que computa os resultados da temporada apenas, a dupla - até a última divulgação em 12º - está em 16º e fica longe da conquista da vaga para a Masters Cup, torneio que reunirá os oito melhores do ano em novembro.
Melo, que chegou às semifinais de Wimbledon com Sá, perdeu os pontos do Aberto dos EUA, quando ele e o parceiro foram às quartas-de-final.
A punição, de dois meses de suspensão, foi dada pela ITF depois de constada a substância isometepteno, um estimulante, no exame antidoping do Torneio de Queen´s, em junho.
Por ser uma substância encontrada em remédios contra dor de cabeça, o que foi alegado pelo tenista brasileiro, o órgão decidiu apenas suspender pela pena mínima - ou seja, não houve punição por uso de doping para promover o desempenho.
A retirada dos pontos, e também da premiação, veio porque Melo já subia do exame quando disputou o Grand Slam norte-americano, em setembro. Segundo ele, a expectativa era de que a situação seria resolvida sem suspensão.
|