Nas primeiras horas dos Jogos Olímpicos Especiais, em Xangai, na China, a delegação do Brasil já conquistou suas primeiras medalhas. O País participou de várias modalidades no início da competição, como o futebol de 5 e de 7, basquete e patinação. Mas foi na natação que os primeiros sucessos vieram.
Logo no primeiro dia de competições aquáticas, o Brasil garantiu três medalhas de prata. No masculino foram duas: nos 50m livre, Fernando Agapito foi o segundo mais rápido do dia. Nos 100m livre, Jeferson Alves garantiu a prata. Já nos 50m livre feminino, em sua primeira participação nos Jogos, Miriam Arais quase venceu a prova, mas ficou na segunda colocação.
A Olimpíada Especial faz parte do calendário oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) e é realizada, desta vez, como evento teste para os Jogos de Pequim, em 2008. Mais de 7 mil atletas, de 164 nações, participam do evento. O Brasil tem uma delegação de 67 atletas e 18 técnicos.
Na competição, participam atletas com quoficiente de Inteligência (QI) menor do que 70. Toda a estrutura, desde os 40 mil voluntários, até o trajeto da tocha olímpica e a cerimônia de abertura e encerramento, é coordenada pela mesma equipe dos Jogos de Pequim.
|