Camisa da Seleção de 70 é eleita a mais bela da história
05/10/2007 - 08:26 hs
Seleção
A camisa verde-amarela da Seleção Brasileira campeã do mundo em 1970 (foto), uma das equipes mais recordadas da história, é a mais linda de todos os tempos, segundo o jornal britânico The Times. A informação é da Agência Ansa.
Além de Pelé e Jairzinho, aquela equipe tinha o melhor uniforme. Uma insólita e à primeira vista esdrúxula combinação de amarelo, verde, azul e branco", que foi a primeira entre as 50 camisas mais bonitas da história do futebol, explicou o jornal.
"Essa combinação resultou em um verdadeiro desafio para as primeiras transmissões televisivas a cores e ela foi usada por uma equipe difícil de imitar, inclusive em sua aparência", acrescentou o The Times.
A escolha mostra também que os jornalistas preferiam aquelas camisas de então, "as que eram usadas antes que os jogadores parecessem anúncios publicitários ambulantes", completou o jornal.
Atrás da verde-amarela dos anos 70 aparece a camisa branca do Real Madrid nos anos 60, "um ícone, sem logotipos, nem legendas que arruinariam a perfeição. Uma camisa usada por campeões do porte do argentino Alfredo Di Stéfano, glória na história merengue".
Em terceiro lugar ficou a que a seleção da Itália usou na Copa do México em 1970 e que, apesar de alguns pequenos ajustes no desenho, continua sendo considerada com o decorrer dos anos como a mais linda de uma seleção européia.
Outra camisa de uma seleção européia, a usada pela Holanda vice-campeã mundial em 1974 na Alemanha, lembrada como "Laranja Mecânica", ficou na quarta colocação.
Em quinto posto aparece a camisa do Liverpool nos anos 60 e que por decisão de Bill Shankly colocou o vermelho também nos shorts curtos e nas meias, porque "fazia os jogadores parecerem mais altos".
A idéia do The Times era mostrar com um pouco de história como brilhava um jogador, quando as marcas e os patrocinadores não dominavam ainda o futebol.