O urso panda Jingjing, um dos cinco mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, é o favorito dos turistas estrangeiros em Pequim, segundo informou nesta terça-feira o jornal estatal China Daily.
Chen Hanying, que trabalha para uma conhecida cadeia de lojas de brinquedos chinesas, explicou que Jingjing é o "Fuwa" (Amistoso em chinês) favorito dos turistas à frente do peixe (Beibei), a chama olímpica (Huanhuan), o antílope tibetano (Yingying) e a andorinha (Nini).
"Este panda encantador pode representar por si mesmo a China, portanto mais de 90% dos turistas o escolhem", acrescentou Chen.
As vendas de produtos olímpicos dispararam durante a semana de férias, na qual se comemora o 1º de outubro, Dia Nacional da China, especialmente as de bonecos do Jingjing.
As camisetas com imagens dos "Fuwa", os Cinco Amistosos, são as mais compradas pelos turistas europeus e americanos.
Por outro lado, os turistas asiáticos preferem os objetos mais tradicionais, como os "Quatro Tesouros do estudo" chineses, compostos pelo papel, a tinta, o pincel de calígrafo e o tinteiro de pedra.
|