As equipes masculinas de Uberaba venceram as modalidades de xadrez, tênis de mesa e peteca da 23ª edição do Minas Olímpica - Jogos do Interior de Minas (Jimi)realizada neste final de semana, em Uberlândia. Conquistou ainda várias medalhas no atletismo, natação, judô e karatê, demonstrando ser uma das forças do esporte no Estado.
A abertura oficial da competição acontece hoje às 19h, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), localizada na avenida Anselmo Alves dos Santos, 2.000.
Tendo a frente o capitão Francisco José dos Santos Neto, o Chico Xadrez, a equipe uberabense de xadrez, formada por Pedero Katayma (atual campeão uberabense), César Fernando “Cafu”, Sérgio Antônio e Flávio Braga (projeto Xadrez no Probem), venceu a final dos Jimi de forma invicta. Superou o time de Vespasiano, campeão do Jimi 2006, e a forte formação de Uberlândia, garantindo vaga nos Jogos Abertos Brasileiros (JAB). Ainda integraram a equipe uberabense os reservas Leandro Guarato e Marcel Resende. As partidas acontecem na Faculdade de Educação Física da UFU.
Na peteca, Uberaba sagrou-se ouro no geral masculino e prata no geral feminino. Mair Débora Fernandes Licurci, Rosana Francallaci Queiroz e Marilia Andrade Pires venceram nas duplas, categoria acima de 35 anos. Eduardo Augusto Fonseca Rosa e Ricardo de Assis Madruga venceram na categoria até 40 anos e Isidro Ferreira Neto e Renato Oliveira foram prata no máster acima de 41 anos.
No tênis de mesa, a equipe composta por Luiz Fernando Fernandes Silva, Júlio César de Abreu e José Antônio Miziara, foi ouro por equipe e prata no geral masculino. Foi ainda prata no tênis de mesa de cadeirantes, com James Dean.
Na natação o grande destaque foi Nicolly Narciso Boaventura, ouro nos 200 e 400m livres. Felipe Borges Puertas, Guilherme Trindade Silva, José Mário Reis, Bruno Rafael Resende, Najara Nader Zago, Letícia Oliveira Manzan e Ana Márcia Costa conquistaram várias medalhas nas diversas modalidades.
No karatê, Uberaba também fez bonito, sendo prata duas vezes, uma no geral masculino e a outra no geral feminino. Karen dos Santos (prata no kumite), André Reis (ouro no kumite), Fernanda Santana (ouro no kumite), Jéssica Almeida (bronze no kumite), Jéferson Silva Santos (prata no kumite), Jonathan Souza (ouro no kumite), Dhiogo Corrêa Sá (bronze no kata), Nathalia Corrêa (prata no kata e bronze no kumite), Hudson Carvalho (ouro no kumite), Winston Carvalho (prata no kumite), Josevaldo Macedo (ouro no kumite) e Tiago Vitor (bronze no Kumite) levaram medalhas para casa.
No judô, Renato Freitas Almeida foi ouro no sênior leve, Roberto Leite prata no sênior médio, Gustavo Castro Peixoto bronze no sênior médio, Carlos Vagner Santana bronze no sênior pesado e Ana Paula Silva Oliveira bronze no sênior médio. Os resultados do domingo (dia 7) não haviam sido divulgados ontem.
No atletismo, o destaque foi Orotil Pereira da Silva com ouro na corrida rústica, na categoria acima de 50 anos. O deficiente físico José Neto Moura foi prata na arremesso de peso, com 3,84 metros. Nsung Filipe Kamukotelo foi 4º na corrida rústica, categoria entre 20 e 29 anos, e 5º nos 1.500 metros. João Paulo Adalfonso foi 5º na rústica, categoria de 16 a 19 anos. A equipe uberabense masculina conquistou o 13º lugar no geral.
No início da noite desta segunda-feira (dia 08), os atletas dos esportes coletivos embarcaram para Uberlândia, onde hoje iniciam as disputas em quadra. No próximo final de semana, as equipes de ciclismo, mountain bike e triathlon fazem suas provas. Segundo o secretário Samir Messias de Freitas (Foto), Uberaba começou muito bem a fase final dos Jimi, devendo alcançar o objetivo de melhorar a posição conquistada no ano passado, 4º lugar na classificação geral, já que em 2005 ficou em 5° lugar, com ouro no judô, karatê e atletismo; e, prata no vôlei, basquete em cadeiras de rodas e basquete feminino. Mais de 3,5 mil atletas de 82 cidades mineiras participam da última etapa dos Jimi. Ao todo, são 38 modalidades esportivas em competição, incluindo as categorias feminino e masculino e para portadores de deficiência. No Sabiazinho vão acontecer os jogos de futsal e as finais do vôlei e basquete.
fonte: Secretaria de Esporte e LAzer (Smel)
|