Depois de perder quatro jogadores, suspensos com o terceiro cartão amarelo, e mais três, por causa de contusões, o técnico Emerson Ávila tenta remontar o time do Ipatinga para enfrentar o Fortaleza, sábado, às 16h, no Ipatingão, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre terá pela frente o segundo confronto seguido contra times cearenses (Foto). No primeiro, os mineiros levaram a pior, derrotados pelo Ceará, por 2 a 0, no Castelão. Com o resultado, completou três partidas sem vencer, caindo da vice-liderança para a quarta colocação – última que garante vaga na Série A de 2008.
Dos sete ausentes, quatro são titulares: o zagueiro Márcio Alemão, os volantes Henrique e Augusto Recife e o atacante Alessandro, artilheiro da equipe com 14 gols. Os outros são Dudu Araxá, Adeílson e Diego. Além disso, o atacante Diego Silva, que ficou de fora das últimas quatro partidas, com estiramento na coxa direita, jogou apenas um tempo da partida do Castelão e ainda não está totalmente recuperado. A expectativa é pela recuperação de Alemão, que já foi liberado pelo departamento médico.
No meio-campo, Éber será o substituto de Recife, enquanto Marabá entra no lugar de Henrique. No setor ofensivo, das cinco opções, apenas Jonathas virou certeza. Além do suspenso Alessandro e da dúvida em relação à presença de Diego Silva, os contundidos Adeílson e Diego continuam de fora. Depois de cumprir um jogo de suspensão, Leandro Salino volta para substituir Luciano Sorriso, que também está suspenso com o terceiro cartão.
Desde a chegada de Emerson Ávila, substituto de Gilson Kleina, há 17 rodadas, o Tigre enfrenta sua pior fase. A série sem vitórias começou com a derrota para o Coritiba, por 1 a 0, no Couto Pereira, na 27ª rodada, quando a equipe sofreu o gol aos 54min do segundo tempo, em pênalti duvidoso, convertido depois de quatro cobranças do lateral Anderson Lima (o auxiliar mandou voltar as três primeiras cobranças defendidas por Fred, alegando que o goleiro se adiantou). Na partida seguinte, empatou em casa com o Avaí, depois de levar dois gols nos primeiros 30 minutos. No jogo do Castelão, na última rodada, os mineiros conseguiram segurar o placar durante o primeiro tempo, mas sofreram dois na etapa final.
Rival
Animado com a seqüência de quatro vitórias e ainda com chances de retornar à Série A, o Fortaleza treina forte para o jogo, considerado um duelo importante para o acesso. Apesar da ausência de volantes Simão e Leo, que cumprirão suspensão automática, o técnico Zetti terá a volta do zagueiro Juninho.
Três partidas dão continuidade à rodada, amanhã, às 16h: no Couto Pereira, o líder Coritiba enfrenta o segundo colocado, Criciúma; o Ceará recebe o Remo; e o Santo André joga contra o São Caetano. Os outros jogos serão no sábado.
|