Foi sem brilho a estréia da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Na altitude de Bogotá, a mais de 2.600m, a equipe verde e amarela ficou no empate por 0 a 0 com a Colômbia, no Estádio El Campín. (Foto)
Em uma jornada de pouca criatividade do quarteto ofensivo formado por Ronaldinho, Kaká, Vagner Love e Robinho, Júlio César foi o destaque. Sempre bem posicionado, o goleiro impediu todas as finalizações certeiras dos colombianos.
Com o empate na estréia, cada uma das seleções computou um ponto e terminou a primeira rodada dividindo a quarta colocação. O Brasil volta a campo às 22h (de Brasília) da próxima quarta-feira, contra o Equador, no Maracanã.
A partida começou com 45 minutos de atraso por conta da chuva forte que castigava Bogotá. No entanto, a drenagem do gramado se mostrou bastante eficiente e a bola rolou normalmente, embora o campo estivesse mais pesado do que o normal.
A Colômbia começou assustando em cobrança de falta ensaiada, mas o equilíbrio imperou no primeiro tempo. Se Gilberto reclamou de pênalti de um lado, os colombianos pediram penalidade do próprio Gilberto do outro. O técnico Jorge Luis Pinto invadiu o campo para protestar e foi expulso.
Logo na seqüência, os donos da casa criaram a melhor oportunidade do primeiro tempo. Aos 15min, Rentería ganhou pelo alto e cabeceou para grande defesa de Júlio César. A resposta brasileira veio com Ronaldinho, que recebeu de Robinho e obrigou Julio a trabalhar.
Após o intervalo, o jogo, que já não era dos melhores, caiu muito de qualidade. Os colombianos tentaram mudar o panorama com Grisales, Ramírez e Perea, enquanto Dunga trocou Robinho, Vagner Love e Kaká por Júlio Baptista, Josué e Afonso.
As substituições não alteraram o rumo da partida, e as tentativas mais agudas ficaram restritas a tiro de longa distância. Seguro, Júlio César defendeu todos os arremates colombianos com endereço certo.