Nesta última quinta-feira, o Santos conseguiu reunir o ataque de maior sucesso na história do clube. Pelé (foto), Coutinho, Pepe, Mengálvio e Dorval, com exceção do último, se encontraram no aniversário de um ano da escolinha de futebol do Atleta do Século.
Para coroar a ocasião, foi inaugurado um painel em homenagem aos atletas do Santos na fachada da escola. O autor é o artista plástico Paulo Consentino, filho do médico bicampeão mundial pelo clube, Ítalo Consentino.
Os alunos da escolinha, por sua vez, se animaram bastante com a presença dos craques. Os primeiros a chegar foram Pepe, Mengálvio e Coutinho. A chegada mais aguardada era a de Pelé, que viu um grande alvoroço quando entrou no local.
Os destaques do Santos relembraram importantes momentos de suas carreiras e do clube, comentaram a atuação da Seleção Brasileira sob o comando do técnico Dunga e lamentaram a ausência de Dorval. No final, eles assinaram o painel.
Pelé destacou que o plantel campeão abriu caminho para o surgimento de novos talentos. "Nós fomos os pioneiros e contribuímos com o engrandecimento do Santos, possibilitando que craques como Robinho e Diego pudessem despontar", disse.
Para Pepe, é remota a possibilidade de outro time como aquele da década de 60 ser formado. "O futebol hoje é focado na defesa e no uso da força. Nosso time era voltado totalmente ao ataque. Éramos cinco atacantes, fora o Zito. Dificilmente uma equipe alcançará os nossos feitos", declarou.
Coutinho e Mengálvio comentaram que o encontro foi fundamental para relembrar as glórias da época em que atuaram juntos. "Devido à dificuldade em conciliarmos as agendas, os encontros são raros. Por isso devem ser muito bem aproveitados", disse o segundo.