Após susto, Raikkonen tem título confirmado pela FIA
22/10/2007 - 08:42 hs
Fórmula 1
Após surgir a informação de que a Williams e a BMW poderiam ser punidas após o GP do Brasil, a Ferrari comemora a conquista do título do finlandês Kimi Raikkonen (foto) no box da escuderia italiana, no circuito de Interlagos. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou na noite deste último domingo que o resultado do GP do Brasil será mantido, mas a McLaren já anunciou que irá recorrer da decisão.
Os carros das equipes BMW e Williams estavam sob investigação da entidade por suposto uso de combustível irregular na última corrida do ano. Caso ocorresse punição, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, herdaria o título de Raikkonen.
Nico Rosberg, Robert Kubica e Nick Heidfeld, das equipes acima citadas, terminaram o GP do Brasil entre a quarta e a sexta colocação, respectivamente.
Caso dois deles fossem desclassificados, Hamilton, sétimo em Interlagos, somaria mais dois pontos e ultrapassaria Raikkonen no Mundial de Pilotos.
A McLaren decidiu recorrer da decisão, mas o Comitê de Apelação terá de aceitar o pedido para que a data de um novo julgamento seja marcada.
Os motivos da investigação foram a temperatura do combustível usada nos carros, que estaria abaixo do permitido pelo regulamento. De acordo com a FIA, a gasolina deve estar no máximo 10ºC abaixo da ambiente.
O regulamento proíbe que a gasolina seja resfriada porque seu volume diminui com a temperatura e o frio melhora as propriedades de combustível.