O Flamengo pode perder a sua principal arma neste Campeonato Brasileiro: o Maracanã (foto). O árbitro Sálvio Spínola relatou na súmula do jogo entre o time da Gávea e o Grêmio, realizado no último domingo, que um torcedor rubro-negro atirou uma lata de cerveja no ombro do quarto árbitro. O clube corre o risco de ficar sem atuar no estádio por até dez partidas.
Para piorar a situação, o juiz relatou ainda que um morteiro foi atirado no gramado por um rubro-negro. Porém, a polícia militar chegou a prender o responsável pelo ato, que teria sido identificado como torcedor do Grêmio. O advogado do Fla, Michel Assef Filho, ainda não teve acesso à súmula, mas não acredita em punição.
- Não li a súmula ainda. O Flamengo vai aguardar o pronunciamento do tribunal para tomar as suas medidas. Claro que é preocupanta e o Flamengo vai se defender. Mais de 73 mil pessoas foram ao Maracanã e o clube não pode ser punido por causa de um cidadão. Vamos tentar descobrir quem foi - avisa Assef Filho.
O Flamengo deverá ser indiciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto - e pode perder o mando de uma a dez partidas. Além da punição, o clube pode ser obrigado a pagar uma multa de até R$ 200 mil.
No Maracanã, o Flamengo iniciou a sua subida de produção no Brasileirão. Na atual edição do campeonato, o time venceu dez vezes, empatou cinco e perdeu apenas dois jogos. A média de público do time como mandante é superior a 30 mil pagantes. Sem falar da perda na parte técnica, já que a equipe de Joel Santana ainda luta por uma vaga na Libertadores de 2008.