A McLaren negou nesta última terça-feira que o britânico Lewis Hamilton teria apertado botões errados no volante, que teriam feito o câmbio entrar em estado neutro, durante o Grande Prêmio do Brasil. Na oitava volta da última corrida da temporada, o carro de Hamilton (foto) quase parou e o piloto caiu da sexta para a 18ª posição.
"Confirmamos que o problema temporário no câmbio de Hamilton durante a oitava volta do GP do Brasil foi ocasionado por uma falha na caixa de câmbio, que selecionou o estado neutro por um certo período", disse uma porta-voz da equipe britânica.
O diretor-executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, também isentou o piloto estreante pela falha. "Aparentemente as barras que fazem a troca de marcha ficaram fora de controle - e fora do controle do piloto - e isto é provavelmente hidráulico", afirmou o diretor em entrevista à revista Autosport.
"Isso pode ter acontecido por uma interferência de algum fragmento na pista ou alguma interferência magnética no sistema eletrônico de controle. Alguma coisa pode ter criado um campo magnético que causou a alteração na válvula", explicou Whitmarsh.
Nesta terça, o jornal canadense La Presse publicou uma suposta entrevista com o piloto inglês, que teria admitido que seus dedos deslizaram no volante e provocaram a falha.
No entanto, de acordo com o Autosport, uma fonte próxima à família de Hamilton afirmou que o piloto não concedeu entrevista ao jornal canadense e não disse nada parecido a ninguém.