Ricardo/Emanuel vai usar Grand Slam na preparação para Pequim
25/10/2007 - 08:40 hs
Vôlei de praia
A dupla Ricardo e Emanuel (foto) já definiu boa parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. E o caminho rumo à medalha de ouro passa obrigatoriamente por três etapas do Grand Slam do Circuito Mundial que serão realizadas poucas semanas antes da Olimpíada na China.
As disputas em Berlim (Alemanha), Paris (França) e Stavanger (Noruega), marcadas para junho do ano que vem, são consideradas fundamentais para a pretensão da dupla brasileira, medalha de ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, conquistar o bicampeonato olímpico.
Além de somarem pontos no ranking que classificará as duas duplas do país para a Olimpíada de Pequim, as etapas do Grand Slam também serão usadas na preparação da equipe para a competição na China.
"Se a gente se mantiver bem nestas três etapas do Grand Slam, vamos nos manter bem também na Olimpíada (que será realizada em agosto)", analisa Emanuel.
O ranking classificatório para a Olimpíada conta os oito melhores resultados obtidos pelas duplas no Circuito Mundial entre 1º de janeiro de 2007 e 20 de julho de 2008. Ricardo e Emanuel ganharam sete etapas no período, sendo duas de Grand Slam (que distribui mais pontos).
Márcio e Fábio Luiz, principais rivais de Ricardo e Emanuel, também venceram duas etapas de Grand Slam no período, mas terminaram o ano com menos títulos (três). As outras duplas estão bem atrás no ranking. "Agora a gente tem que ficar na frente dos brasileiros nestas etapas de Grand Slam", completa Emanuel.
Apesar de a classificação para a Olimpíada estar bem encaminhada, a dupla, que se sagrou pentacampeã mundial em 2007, prefere manter os pés no chão. "A gente é bem consciente do que tem que fazer. A gente sabe que não está classificado e que precisa destes resultados para se classificar para a Olimpíada. E depois vamos pensar 100% nos Jogos", diz Ricardo, eleito o melhor jogador da temporada.