Zé Roberto confirma Jaqueline na Copa; Joycinha é cortada
01/11/2007 - 08:42 hs
Copa do Mundo feminina de vôlei
O técnico José Roberto Guimarães definiu nesta quarta-feira a equipe que vai disputar a Copa do Mundo feminina de vôlei. A ponteira Jaqueline (foto) que entrou no grupo após sua pena por doping ter sido reduzida, foi mantida. A oposto Joycinha acabou sendo cortada.
Assim, o Brasil vai tentar uma vaga na Olimpíada de Pequim com as levantadoras Fofão e Fabíola, a oposto Sheilla, as ponteiras Jaqueline, Sassá, Paula Pequeno e Natália, as centrais Fabiana, Walewska, Thaisa e Carol Gattaz e a líbero Fabi.
A estréia do Brasil na competição acontecerá nesta sexta-feira, às 8h35 (de Brasília), contra a Polônia, na cidade de Hamamatsu. No dia seguinte, às 7h05, o Brasil enfrentará o Quênia.
Disputada no Japão, a Copa do Mundo serve de classificatório para os Jogos Olímpicos. Os três primeiros colocados no torneio garantem vaga na Olimpíada de Pequim, em 2008.
O Brasil está no Japão desde a semana passada, quando terminou uma fase de preparação na Itália. Jaqueline foi a última jogadora a ingressar no grupo. A atleta só foi convocada após o Comitê Nacional Olímpico Italiano (Coni) ter decidido reduzir para três meses a pena por doping, que originalmente era de nove meses.
Jaqueline estava ausente da seleção brasileira desde o início do mês de julho. Na época, o time se preparava para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, mas a ponteira teve resultado positivo para a substância sibutramina em um exame antidoping realizado no mês anterior, em partida do Campeonato Italiano - a atacante atuava, então, pelo Banca Marche Jesi.
Desde então, cortada do Pan, a atleta cumpriu suspensão preventiva de quase quatro meses, até que o Comitê Nacional Olímpico Italiano (CONI) definiu que sua sanção deveria ser apenas de três meses, já cumpridos em sua totalidade. Assim, ela pôde voltar a treinar com a seleção e acabou ganhando nova chance do técnico José Roberto Guimarães.