O Ipatinga (foto) reabilitou-se, na última sexta-feira (3), da derrota por 4 a 2 para o Grêmio Barueri, terça-feira, dando o troco em outro paulista: venceu a Ponte Preta por 3 a 1, no Ipatingão, e subiu provisoriamente para o terceiro lugar na Série B do Campeonato Brasileiro – pode voltar ao quarto hoje, se o Vitória pelo menos empatar com o Coritiba, no Couto Pereira, às 16h. Se o Coxa vencer, será o primeiro a garantir matematicamente o acesso à Primeira Divisão, com quatro rodadas de antecedência.
O primeiro gol do Tigre saiu logo aos 2min de partida. Alessandro, lançado na área, chutou firme, no alto, sem chance para o goleiro. O lance foi uma prévia do que se veria em toda a etapa inicial. Não seria exagero se ela terminasse em goleada, pois oportunidades não faltaram. Mas o goleiro Aranha fez sua parte e evitou derrota por placar mais elástico. Além de mostrar competência, também contou com a sorte, em duas bolas consecutivas do Ipatinga na trave, aos 5min, com Diego Silva e Gérson Magrão.
O time do Vale do Aço ainda desperdiçou um pênalti aos 34min, com Aranha defendendo a cobrança de Alessandro. Já a Ponte Preta teve apenas um lance de perigo, no minuto seguinte, com Ricardo Conceição acertando o travessão. A situação da Macaca complicou-se ainda mais com a expulsão de Alex Silva, aos 7min do segundo tempo. Do que o Tigre se aproveitou para ampliar. Aos 14min, Marinho Donizete (que minutos antes substituíra Diego Silva, machucado) cruzou da esquerda, Alessandro se esticou todo e marcou pela segunda vez.
A Ponte ainda descontou aos 31min. Leo Mineiro, explorando hesitação da zaga, após escanteio da direita, surgiu por trás da zaga e mandou para o gol. Três minutos depois, foi a vez de a defesa paulista falhar, principalmente Aranha, e Marinho Donizete selou a vitória do Ipatinga.
CONCORRÊNCIA
A Portuguesa assumiu a vice-liderança, ao vencer o Gama por 1 a 0, no Canindé, em pênalti convertido pelo goleiro Tiago, vice-artilheiro do time na Série B, com nove gols. Hoje: 16h – Santa Cruz x Avaí e Paulista x Ceará; 17h – Criciúma x Santo André, Fortaleza x Barueri, Brasiliense x Ituano, Marília x Remo e São Caetano x CRB. A situação mais dramática é a do lanterna, Ituano. Se empatar com o Brasiliense e o Santa Cruz derrotar o Avaí, estará matematicamente rebaixado para a Série C.
foto: Arquivo
|