O Brasil provou nesta terça-feira porque tem hegemonia na América do Sul na disputa feminina de vôlei. Em Sendai, no Japão, a equipe não teve dificuldade para vencer o seu maior rival no continente, o Peru, por 3 sets a 0, com parciais de 25-17, 25-15 e 25-17, pela quarta rodada da Copa do Mundo (foto).
Com o resultado, a seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães manteve a invencibilidade no torneio. Agora já são quatro vitórias em quatro partidas na competição, que vai classificar os três primeiros colocados para a Olimpíada de Pequim, em 2008.
O próximo adversário do Brasil é um rival direto na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos. Nesta quarta-feira, também em Sendai, a equipe enfrenta os Estados Unidos, às 7h05 (de Brasília). As norte-americanas, além da Itália, são as duas outras equipes que ainda não perderam no campeonato.
Contra o Peru, principal rival da seleção até a década de 80, o Brasil entrou em quadra com a levantadora Fofão, as centrais Walewska e Fabiana, as ponteiras Jaqueline e Paula Pequeno, a oposto Sheilla e a líbero Fabi.
O time só levou um susto no começo do confronto. Um pouco fora de foco, o Brasil viu as adversárias chegarem ao primeiro tempo técnico em vantagem (8-7).
Mas a melhor qualidade técnica do Brasil não permitiu que as peruanas abrissem a diferença. Contando com uma jornada inspirada da ponteira Jaqueline, a seleção brasileira fechou a parcial em 25-17.
O domínio do Brasil foi ainda maior no segundo set. O saque, principal arma da equipe na Copa do Mundo, começou a funcionar melhor, dificultando o passe do Peru. Sem problemas, a seleção ganhou a parcial por 25-15.
Com a boa vantagem, Zé Roberto fez algumas mudanças na equipe, dando chance para Sassá, Natália e Thaisa. O Brasil seguiu dominante e levou o terceiro set por 25-17, fazendo 3 a 0 no jogo.
|