Um dos maiores medalhistas brasileiros da natação, Gustavo Borges comentou nesta terça-feira a acusação de doping feita à nadadora Rebeca Gusmão, que conquistou quatro medalhas - duas de ouro - nos Jogos Pan-Americanos do Rio de 2007.
"É uma tristeza para a natação brasileira, depois do excepcional desempenho no Pan. Mas já havia certa desconfiança. O aumento da massa muscular (de Rebeca) nos últimos anos já gerava especulação", afirmou Borges em entrevista à Rede Globo.
Primeira nadadora brasileira a conquistar um ouro em Pan-Americanos, Rebeca Gusmão foi pega em exame realizado no dia 13 de julho, que acusou nível anormal de testosterona - hormônio responsável por características físicas masculinas.
"Vamos aguardar o resultado final, se for confirmado o uso de testosterona de forma exógena, que não é natural, ela vai ter que pagar como convém", declarou o ex-nadador.
Como o exame foi feito antes do Jogos, Rebeca pode perder as medalhas conquistadas no Rio de Janeiro. A nadadora foi suspensa pela Federação Internacional de Natação até o julgamento do caso de doping.