Nada de descanso, enquanto não transformar em realidade o sonho de conquistar uma vaga na elite do futebol brasileiro. Próximo da ascensão inédita, o Ipatinga (foto) iniciou ontem à tarde a preparação para enfrentar o Gama, sábado, às 16h, no Mané Garrincha, pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro. Se vencer, acabará com um jejum de dois anos sem vitórias no Distrito Federal: a última foi contra o Ceilândia, por 2 a 1, pela Série C de 2005. Neste ano, o Tigre fez dois jogos na capital federal, ambos contra o Brasiliense, na Boca do Jacará: empatou por 2 a 2 pela Copa do Brasil e perdeu por 1 a 0 pelo primeiro turno da Série B.
Se ganhar sábado, o time do Vale do Aço ficará em situação extremamente confortável na classificação, bastando mais um triunfo nas três partidas seguintes, dependendo dos resultados dos concorrentes: enfrentará Marília e São Caetano em casa e Paulista em Jundiaí.
Nos sites de estatísticas de futebol, as chances de ascensão do Ipatinga variam de 81% (Chance de Gol) a 87% (Infobola). As possibilidades dos rivais que se seguem na classificação são inferiores a 15%. O Coritiba já garantiu a primeira vaga. Vitória (95%) e Portuguesa (88%) são os outros favoritos.
Para a reta final, o técnico Emerson Ávila terá reforços, saídos do departamento médico. Depois de um mês afastado, o atacante Adeílson está recuperado do estiramento na coxa direita, sofrido na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, pela 27ª rodada. Outro jogador da posição, Diego Silva, que saiu machucado na vitória por 3 a 1 sobre a Ponte Preta, sexta-feira, no Ipatingão, também está à disposição. O zagueiro Gian foi liberado segunda-feira, curado da dor no joelho direito. Apenas o goleiro Tiago Braga permanece contundido – passou por cirurgia na perna esquerda, há dois meses, e só deve retornar em 2008.
Com a ausência do zagueiro Fabrício, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Vítor Hugo pode alterar o esquema tático para 4-4-2, com o experiente volante Cleison retornando à equipe. Com 44 pontos, a três da zona de rebaixamento, uma vitória reduz as chances de o time cair para a Série C.
ONTEM
A abertura da 35ª rodada não poderia ter sido melhor para o Ipatinga: o CRB venceu o Criciúma por 2 a 0, com gols de Marcelo Nicácio. Na outra partida da noite, o Marília derrotou o Santo André por 4 a 2, com gols de Diego, Leandrinho (2) e Wellington Amorim. Para o Marília, marcaram Pará e Leandrinho.
SÉRIE C
Na abertura do returno do octogonal final da Série C, o Bahia conta com o apoio de sua torcida para derrotar o Nacional-PB, na Fonte Nova, hoje, às 21h30. O time baiano está em terceiro lugar, com 12 pontos, com os paraibanos (2) na lanterna. Domingo, na Paraíba, os dois empataram por 1 a 1. No Serra Dourada, há um confronto goiano entre Vila Nova e Crac, às 20h30. Se repetir o resultado da rodada passada, quando venceu por 2 a 1, o primeiro chega a 13 pontos. O atacante Túlio, artilheiro da competição (21 gols), está confirmado. O time de Catalão, com 12 pontos, tenta alcançar o líder, Bragantino (15). No Frasqueirão, em Natal , o ABC recebe o Barras-PI, às 21h30. Domingo, no Piauí, houve empate (2 a 2). A equipe potiguar, quarta colocada (11), precisa vencer para se manter na zona de acesso à Série B. Os visitantes estão em penúltimo, com apenas 4 pontos. A rodada será finalizada amanhã, no Serra Dourada, com Atlético-GO x Bragantino.
foto:Arquivo
|