O Ipatinga (foto) pode ficar, temporariamente, fora do grupo dos quatro times que garantem a ascensão à Série A de 2008. O STJD julgará hoje o recurso do Marília, que pretende recuperar os seis pontos perdidos com a escalação irregular do zagueiro Leandro Camilo, no jogo contra o Avaí, pela terceira rodada da Segundona do Brasileiro. Se o recurso for aceito, o time paulista vai a 56 pontos, assumindo a vice-liderança e derruba o Tigre para a quinta posição. Porém, o Marília tem um jogo a mais – venceu o Santo André, por 4 a 2, terça-feira, em casa, na abertura da 35ª rodada. O time do Vale do Aço vai a campo sábado, às 16h, para enfrentar o Gama, no Mané Garrincha.
A partida contra o Avaí foi em 25 de maio, mas o nome do zagueiro só apareceu no boletim informativo diário da CBF três dias depois. Por esse motivo, o STJD determinou a perda dos pontos. O principal argumento do Marília para reaver a pontuação é que a própria Federação Paulista de Futebol assumiu a culpa pelo atraso na regularização da documentação do jogador.
O sucesso no recurso também estragará a festa do Coritiba que, na última rodada, comemorou a volta antecipada à elite no empate com o Vitória, por 2 a 2, no Estádio Couto Pereira. O time paulista terá mais três confrontos – Ipatinga, Fortaleza e o próprio Coxa –, podendo chegar aos 64 pontos, ultrapassando os 63 do atual líder. No entanto, uma vitória dos paranaenses garante, definitivamente, a equipe na Primeira Divisão, depois de dois anos disputando a Série B.
Ascensão
Com a derrota do Criciúma para o CRB, por 2 a 0, terça-feira, em Maceió, o Ipatinga permanece com cinco pontos de vantagem sobre o quinto colocado. Uma derrota do Fortaleza (sexto, com 50) para o Remo, sábado, no Mangueirão, e o triunfo do time, em Brasília, poderão levar a decisão da vaga antecipada para terça-feira, coincidentemente, contra o Marília, às 20h30, no Ipatingão.
Concentrado no próximo adversário e sem se preocupar com a decisão do tribunal, o técnico Emerson Ávila comandou, na manhã de ontem, o primeiro treino coletivo da semana. A única mudança em relação à equipe que venceu a Ponte Preta, por 3 a 1, sexta-feira, no Ipatingão, foi a ausência do atacante Diego Silva, poupado com dores no tornozelo direito.
Se o atacante não se recuperar até sábado, Adeílson – curado de estiramento na coxa direita – e Diego disputam a vaga. O zagueiro Gian, liberado pelo departamento médico, segunda-feira, treinou entre os reservas. O treinador deverá escalar dois defensores, ao contrário das últimas partidas, quando optou pelo 3-5-2, recuando o volante Henrique.
|