O técnico Dunga (foto), da Seleção Brasileira, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quinta-feira, por quatro jogos referentes a partidas amistosas. Já o volante Elano recebeu dois jogos de suspensão em partidas com a equipe verde e amarela.
O treinador foi punido por conduta antidesportiva contra o árbitro na vitória brasileira sobre o México por 3 a 1 no dia 12 de setembro deste ano, em amistoso disputado em Boston, nos Estados Unidos.
Dunga foi denunciado por infração ao Art.49,1,"a" do Código Disciplinar da Fifa (CDF). Esta infração corresponde ao Art.188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz que o treinador se "manisfestou de forma desrespeitosa".
Com isso, Dunga não poderá comandar a Seleção Brasileira no amistoso contra a Irlanda, dia 6 de fevereiro, fora de casa, assim como Elano, caso seja convocado.
No entanto, nas partidas válidas pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, contra o Peru, em Lima, no dia 18 de novembro, e Uruguai, em São Paulo, dia 21, o treinador poderá estar à frente da equipe normalmente e Elano também participará sem problemas.
O jogador do Manchester City foi denunciado por infração ao Art.47, "i" do CDF, sendo expulso por ter exagerado em uma entrada no jogador mexicano.
A infração desse artigo no CDF é equivalente à disposta no Art.254 do CBJD por "praticar jogada violenta".
|