Inspirado em banda, Legião faz sucesso no futebol do DF
19/11/2007 - 07:58 hs
Futebol do DF
Nascido para homenagear uma das maiores bandas de Brasília, o Legião Futebol Clube (foto) já está na primeira divisão do futebol local. A partir do ano que vem, o time luta para chegar entre os quatro primeiros colocados do Distrito Federal, resultado que lhe daria a chance de disputar a Série C do Brasileiro.
O presidente e um dos fundadores do time, Ítalo Nardelli, disse estar confiante. "Acredito que dá para chegar lá. É uma luta factível", disse.
O Legião F. C. atingiu o topo do futebol de Brasília após sete anos de existência. O time foi criado em 2001 pelo próprio Nardelli. A idéia era montar apenas um projeto social com o intuito de dar oportunidade e cidadania a crianças e jovens de baixa renda. O primeiro nome do clube foi Associação Esportiva e Cultural Legião de Craques.
A idéia de homenagear o Legião Urbana, banda que também nasceu em Brasília, surgiu devido a proximidade de Nardelli com a família do vocalista Renato Russo, morto há 11 anos.
Inicialmente a mãe do cantor, Dona Carminha, assim como o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, participavam ativamente do projeto social.
O Legião de Craques, no entanto, cresceu e se destacou como formador de novos talentos no futebol, tendo sempre participação expressiva em todos os campeonatos mirim, juvenil e infantil dos quais participou, principalmente no Distrito Federal. Ao alcançar o futebol profissional, o time mudou de nome para Legião Futebol Clube.
Este ano, o time alcançou o vice-campeonato da segunda divisão brasiliense, o que levou o clube para a primeira divisão do campeonato local. Dona Carminha e Giuliano saíram de cena.
"A ligação com o Legião é mesmo pela história. Hoje, que nos profissionalizamos não temos mais muito contato com a família do Renato, já que eles não são muito fãs de futebol. Mas a identidade com Brasília continua sempre", explica o presidente do time.
Temporada 2008
As ambições do Legião F. C. continuam altas. E para alcançar lugar de destaque no futebol nacional, Nardelii está em busca de novos talentos. "Eles não precisam ser conhecedores das músicas do Legião, apenas saber jogar e gostar muito de futebol", brinca o presidente do clube.
Atualmente, o time está em busca de parcerias e de revelações. "Estamos buscando parcerias para pegar jogadores bons a custos reduzidos. Tenho gerentes viajando pelo interior de alguns estados em busca de jogadores de qualidade que não sejam tão caros", ressalta Nardelli, que lembra ainda que o objetivo do clube continua sendo o mesmo de quando ele foi criado: o de revelar craques.
E não é só nos jogadores que o Legião quer apresentar melhorias. Em menos de três meses, os dois campos do Centro de Treinamento do clube devem estar prontos para uso. A intenção é começar a temporada 2008 já treinando no novo CT.
Enquanto isso não acontece, o clube - que está de férias e só volta a se às atividades no ano que vem - treinava em um campo alugado. Os exercícios na piscina e academia também são feitos em locais alugados. Há projetos porém para que o CT também tenha a médio prazo aparelhos de musculação e piscina.
Apesar de o CT estar localizado em uma região afastada de Brasília, os jogos do time acontecem atualmente no estádio Mane Garrincha, na região central.