O nadador brasileiro Thiago Pereira conquistou neste último domingo sua terceira medalha de ouro na etapa de Berlim da Copa do Mundo de natação em piscina curta, ao vencer os 200m medley e estabelecer o novo recorde mundial da prova (foto)
Pereira, dono de oito medalhas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em julho, sendo seis delas de ouro, liderou toda a disputa e fechou com o tempo de 01min53s14, nova marca histórica da modalidade.
A marca anterior da prova, de 1min53s31, pertencia ao norte-americano Ryan Lochte, que a estabeleceu no dia 7 de abril de 2006, em Xangai, na China. De quebra, o nadador brasileiro bateu a melhor marca do campeonato, de 1min54s85, que pertencia ao também norte-americano Michael Phelps desde 2003.
O brasileiro ficou à frente do neozelandês Den Kent, que fez o tempo de 01min57s59 e ficou com a prata, e do lituano Vytautas Janusaitis que, com 01min58s18, garantiu o bronze.
Neste sábado, Pereira já havia conquistado o ouro nos 100m medley e nos 400m medley, além de quebrar o recorde sul-americano da prova na Copa do Mundo.
"Estou muito feliz com essa marca histórica. Foi inexplicável a sensação de acabar a prova e ver o novo recorde mundial no painel oficial", disse Pereira, campeão mundial da mesma prova nos Estados Unidos, em 2004.
"Essa conquista é diferente, mas se compara ao sabor do título mundial. Saí da piscina, fui para o antidoping e depois comemorei muito com o Vanzella (treinador) e com a minha mãe por telefone", completou o atleta, que encerrou sua participação na quinta e sexta etapas da Copa do Mundo de Natação com 100% de aproveitamento.
|