Kaká e Robinho disputam prêmio; Ronaldinho fica fora
30/11/2007 - 08:02 hs
Bola de Ouro
A revista francesa France Football anunciou, nesta última quinta-feira, a relação de nomes dos dez finalistas da disputa pela Bola de Ouro, na qual Kaká (foto) é o franco favorito e Robinho aparece como um azarão. Já Ronaldinho, do Barcelona, ganhador do prêmio em 2005, ficou fora da disputa.
Os outros concorrentes são o argentino Lionel Messi, o espanhol Cesc Fabregas, o holandês Ruud Van Nistelrooy, o português Cristiano Ronaldo, o marfinense Didier Drogba, o sueco Zlatan Ibrahimovic e os italianos Andrea Pirlo e Francesco Totti.
O vencedor do prêmio será conhecido no próximo domingo. No entanto, Kaká é o grande favorito para suceder o italiano Fabio Cannavaro.
A revista dá amplo destaque ao meia do Milan, que com 10 gols em 15 jogos na Copa dos Campeões se tornou o grande nome do time italiano na competição.
Contra Kaká, a revista afirma que o brasileiro brilhou menos no Campeonato Italiano, com oito gols em 31 partidas, além de sua ausência na Copa América para descansar.
Já sobre Messi a France Football destacou suas "jogadas individuais", em particular o golaço contra o Getafe, pela Copa do Rei.
A favor de Robinho conta o seu aumento de confiança nos últimos jogos e a bela campanha na última edição da Copa América, competição que o Brasil conquistou mesmo sem a presença de Kaká e Ronaldinho.
Já Fabregas não deixou de crescer e de ser uma das peças fundamentais do Arsenal, sobretudo após a saída do atacante francês Thierry Henry.
Entretanto, o espanhol tem contra si os seis primeiros meses de 2007, nos quais Henry ainda estava no Arsenal e no qual o clube inglês teve um péssimo rendimento.
Os 25 gols no Campeonato Espanhol, sete deles nas últimas sete rodadas, transformam Nistelrooy em um dos grandes candidatos à Bola de Ouro, mas sua não convocação para a seleção holandesa e a fase negativa na Copa dos Campeões o prejudicam na disputa.
A France Football destaca também os dribles de Cristiano Ronaldo, o faro de gol de Drogba, a força de Ibrahimovic, a eficiência de Pirlo e a condição de "chuteira de ouro" de Totti.