Juliana e Larissa reencontram Recife na busca pelo tri nacional de Vôlei de Praia
30/11/2007 - 08:35 hs
Campeonato Mundial de Vôlei de Praia
Tricampeãs mundiais em 2007, Juliana e Larissa (foto) brigam agora para conquistar o tricampeonato do Circuito Nacional de vôlei de praia. E, tal como ocorreu nos dois anos anteriores, a dupla pode obter o título em Recife, na etapa final da temporada, a partir desta sexta-feira.
Em novembro de 2005, a participação na etapa de Recife serviu apenas para confirmar a conquista da parceria. Já no ano passado, em outubro, Juliana e Larissa foram à final e levantaram a taça após uma vitória sobre Ana Paula e Leila.
"Graças a Deus, nos últimos anos, só tivemos alegrias em Recife. Em 2004, foi na praia de Boa Viagem que chegamos a uma final de torneio pela primeira vez. Nos últimos dois anos, nossos dois títulos brasileiros foram confirmados lá", lembra Juliana, que neste ano ainda foi campeã pan-americana ao lado da parceira. "Desde que jogava nas quadras, sempre tive bons resultados em Recife. Vou jogar muito concentrada para que isso se repita agora".
Ao contrário dos anos anteriores, porém, a disputa pelo título de 2007 acontece em um sistema de mata-mata. Nas etapas ao longo do ano, as duplas somaram pontos que as situaram no ranking brasileiro. As oito parcerias mais bem colocadas da lista garantiram lugar na final pernambucana.
Apesar da liderança do ranking, alcançada, sobretudo, pelos bons resultados nas primeiras etapas do ano, Juliana e Larissa sofreram uma queda de rendimento no segundo semestre. Para a dupla, a mudança no sistema de disputa foi um dos motivos para isso.
"Este ano o regulamento do Circuito foi diferente, e, para buscarmos o título, precisamos conquistar apenas essa etapa de Recife. Acho que isso causou uma certa desconcentração nas etapas anteriores, e conversamos muito sobre isso esta semana", revela Larissa, uma das três indicadas ao prêmio de melhor jogadora do Circuito (além dela, concorrem Renata e Ana Paula). "Fizemos um trabalho especial de motivação e nosso foco é a medalha de ouro. Vamos precisar de bastante concentração, já que todos os jogos são eliminatórios".
A luta pelo título começa em partida contra Izabel e Taiana, que voltaram a jogar juntas após disputarem algumas etapas com outras parceiras. Se passarem para a semifinal, Juliana e Larissa terão pela frente a dupla vencedora do confronto entre Ágatha/Shaylyn e Maria Elisa/Val.
Na outra chave das quartas-de-final, Renata e Talita encaram Ana Paula e Leila, e Maria Clara e Carolina enfrentam Vivian e Ângela.
As quartas-de-final e as semifinais acontecem nesta sexta-feira. A grande final será disputada no sábado, às 9h (horário de Brasília).