Brasil vence Argentina e divide liderança na Copa de Vôlei
30/11/2007 - 09:02 hs
Seleção Brasileira Masculina de Vôlei
A Seleção Brasileira masculina de vôlei derrotou a Argentina, na madrugada desta sexta-feira, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/16, e garantiu a oitava vitória seguida na Copa do Mundo disputada no Japão (foto) Com o resultado, somado com a derrota da então invicta Rússia para a Bulgária, a Seleção passa a dividir com os russos a liderança da competição. O torneio reúne 12 seleções e as três primeiras colocadas garantem vaga aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
Além disso, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho perdeu apenas uma partida na competição. Foi para os Estados Unidos, logo na estréia.
O primeiro set foi equilibrado e a Argentina chegou a contar com uma pequena vantagem inicial (3/1). O Brasil cometia erros que irritavam Bernardinho, enquanto a defesa argentina trabalhava bem, garantindo a tranqüilidade necessária para Chavez e Stepanenko brilharem no ataque.
A vantagem de três pontos (14/11) do Brasil logo se desfez. Cada ponto era suado e as duas equipes se alternavam o tempo todo à frente do marcador.
No entanto, dois bloqueios seguidos, de Rodrigão e André Nascimento, pararam as tentativas de André Quiroga na entrada de rede e fizeram 23/20, iniciando a disparada brasileira. Dois ataques errados da Argentina fecharam o placar por 25/20, em 22 minutos.
No segundo set, o Brasil mostrou que havia encontrado o caminho da vitória. Com um saque firme e um bloqueio sólido, foi aos poucos construindo a vitória.
A Argentina tentou imitar a estratégia, marcando o ataque brasileiro. Mas o levantador Marcelinho variou bem as opções e um ataque de Gustavo fechou o placar por 25/22, em 23 minutos.
O panorama se manteve no terceiro set, com o saque de Marcelinho e o bloqueio de Rodrigão demolindo a Argentina, que tentava sem sucesso explorar as bolas altas na ponta.
Em pouco tempo o time abriu uma vantagem de 10/4. E não ficou por aí. Diante de um adversário atônito, que não encontrava formas de reagir, o ataque do Brasil foi virando uma bola atrás da outra e chegou a 22/14.
Daí em diante foi só trocar bolas com paciência. Dante atacou da saída de rede e fez 25/16, em 21 minutos.
Marcelinho foi eleito o melhor jogador em quadra. Ele chegou a marcar um ponto de saque, o único da equipe. O maior atacante e maior pontuador do Brasil foi André Nascimento, com 11 pontos de ataque e três de bloqueio. Dante também bloqueou três bolas.
No total, o Brasil cravou 41 pontos de ataque, 10 de bloqueio, um de saque e 23 em erros da Argentina. A equipe cedeu apenas 17 pontos ao adversário em erros próprios.
A Seleção volta à quadra do Ginásio Metropolitano de Tóquio neste sábado, às 5h35 (de Brasília), para enfrentar a Rússia, em um jogo que pode decidir o título da Copa do Mundo. No domingo, na última rodada, a equipe de Bernardinho enfrenta o Japão, às 8h30.