Formado em educação física e pós-graduado em treinamento esportivo de alto rendimento, ambos pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, e especialista em fisiologia do exercício, pela Faculdade Metropolitana Unidas (FMU). Estas são as formações de Luiz Carlos Caldiron (foto), contratado para ser o preparador físico da Associação Atlética Caldense no Módulo II do Campeonato Mineiro de 2008.
Caldiron, de 43 anos, vem do América-MG, onde ficou por dois anos. Antes ele havia trabalhado no Valeriodoce, Atlético-MG, Al Ahli (Arábia Saudita), com o técnico Vantuir Galdino, Democrata de Governador Valadares, Americano-RJ, Volta Redonda-RJ, XV de Piracicaba-SP, Al Whedh (Arábia Saudita) e URT.
Com o técnico da Veterana, José Maria Pena, o preparador físico trabalhou no Democrata-GV, onde foram campeões do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2005, e no América, quando conquistaram a Taça Minas Gerais 2005.
Natural de Casa Branca-SP, Luiz Carlos afirma que procura utilizar nas atividades o que tem de mais moderno em preparação física. “Eu sempre procuro estar atualizado, uma vez que nesta esta área existem mudanças constantes. O objetivo é trabalhar os atletas individualmente, pois cada organismo é de um jeito”, explica.
Por outro lado, Caldiron alerta sobre as dificuldades em disputar o Módulo II. “Na primeira divisão, o futebol é mais cadenciado e encontramos gramados um pouco melhores. Já no Módulo II é muito mais correria e muitas vezes os preparo físico prevalece, e por isso temos uma programação montada para chegarmos bem no início da competição”, explica.
Para o gerente de futebol da Veterana, Jânio Joaquim, o novo preparador físico é um dos melhores de Minas Gerais. “No Estado, Luiz Carlos é um dos melhores profissionais da área. Ele sempre procura trabalhar com o que tem de melhor no mercado”, comenta o dirigente.
Com relação ao preparador de goleiros, Jânio afirma que está fechando com um profissional, no entanto, não tem nada de oficial. “Como nos primeiros dias as atividades serão com o preparador físico, inclusive os goleiros, teremos mais uma semana para fecharmos a negociação”, explica.
Luiz Carlos Caldiron se apresenta na próxima segunda-feira (3) com os demais integrantes da comissão técnica.
De olho
Na noite de ontem (28), o gerente de futebol Veterana, Jânio Joaquim, e o supervisor, Alex Joaquim, estiveram em Uberaba acompanhando a partida entre Nacional e Araxá, pela terceira rodada da fase final da 2ª divisão do Campeonato Mineiro. Antes, no domingo (25), Jânio havia acompanhado a vitória do Passense sobre o VEC, por 2 a 1, em Varginha.
|