O Lanús conquistou neste domingo (2) o primeiro Campeonato Argentino de sua história ao empatar em 1 a 1 com o Boca Juniors, em La Bombonera, pela última rodada, e faturar o Torneio Apertura. O modesto Tigre, que também estava na briga, perdeu para o Argentinos Juniors por 1 a 0 e terminou em 2º lugar, com 34 pontos, quatro a menos que o Lanús.
O campeão nacional abriu o placar, aos 38 minutos do primeiro tempo, com José Sand acertando cabeçada após cobrança de escanteio. O veterano artilheiro Martin Palermo, aos 22 da etapa final, empatou para o Boca, que viaja ao Japão para tentar o título do Mundial de Clubes da Fifa.
O Boca Juniors jogou desde os 25 da etapa final com um homem a menos, por conta da expulsão do meio-campo colombiano Fabián Vargas, ex-Internacional.
O Lanús, que foi eliminado nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana deste ano pelo Vasco, foi fundado em 1915, no município de Lanús, na Grande Buenos Aires. O único título expressivo do clube até hoje tinha sido o da extinta Copa Conmebol, em 1996.
|