Brasil perde de virada e vê classificação se complicar
04/12/2007 - 07:52 hs
Campeonato Mundial feminino de handebol.
O Brasil deixou escapar, nesta última segunda-feira, a chance de garantir a vaga antecipada para a segunda fase do Campeonato Mundial feminino de handebol. Depois de golear a Austrália na estréia e de vencer o primeiro tempo contra a Macedônia por 11 a 10, a seleção brasileira do torneio tomou a virada das macedônias e foi derrotada por 26 a 22.
O principal destaque do confronto foi Natalija Todorovska, da Macedônia, que deixou o jogo com sete gols – um a mais que suas compatriotas Valentina Radulovic e Marina Lambevska. Deonise também marcou seis pelo Brasil, contra cinco de Duda Amorim e de Alexandra, mas sem conseguirem evitar o tropeço.
As comandadas de Juan Oliver chegaram a abrir 9 a 6 no primeiro tempo antes de permitirem que as rivais encostassem no placar. Porém, com um gol de vantagem antes do intervalo, o time não segurou a reação da seleção européia nos 30 minutos finais, permitindo um empate em 14 a 14 e uma virada irreversível de 17 a 14.
O resultado complicou a situação do Brasil no Grupo B do Mundial, já que a definição da segunda vaga da chave ficou para a última rodada. Próxima adversária das brasileiras e atual campeã mundial, a Rússia já carimbou o passaporte para a segunda fase nesta segunda-feira, vencendo por 40 a 7 a frágil seleção da Austrália.
Agora, na terceira rodada, as brasileiras precisam de uma vitória contra as russas e de que a Macedônia no máximo empate com a Austrália. Em caso de derrota das australianas, saco de pancadas do grupo, e de vitória do Brasil contra a Rússia, a definição da segunda vaga ficará para o saldo de gols. Novo tropeço deve eliminar o Brasil.
Confira os demais resultados desta segunda-feira:
Grupo A
Argentina 18 x 35 Croácia
Cazaquistão 20 x 31 França
Grupo C
República Dominicana 19 x 42 Noruega
Angola 33 x 22 Áustria
Grupo D
Tunísia 21 x 39 Romênia
China 20 x 27 Polônia
Grupo E
Congo 20 x 33 Hungria
Japão 29 x 36 Espanha
Grupo F
Paraguai 12 x 45 Alemanha
Ucrânia 25 x 26 Coréia do Sul