O brasileiro Anderson Varejão(foto) está perto de ser o novo reforço do Charlotte Bobcats para a temporada 2007/2008 da NBA. Varejão, que esperava por um desfecho nas negociações entre o Cleveland Cavaliers e seu agente, Dan Fegan, acaba de acertar um contrato de três anos (até a temporada 2009/2010) com a equipe que tem como sócio o lendário Michael Jordan.
O acordo agradou ambas as partes, satisfazendo a vontade do técnico Sam Vincent, que sonhava ter o brasileiro (contratação que teve o aval de Jordan), e de Dan, que conseguiu um contrato com bases e cláusulas que combinaram com o que Varejão exigia.
E foi o ala-pivô quem saiu satisfeito, feliz por poder voltar a jogar e por estar confirmado na Seleção Brasileira que disputará o Torneio Pré-Olímpico Mundial, no meio do ano que vem, valendo vaga em Pequim 2008.
"Fiquei fora do Pan no Rio e do Pré-Olímpico de Las Vegas e isso tudo me deixou chateado. Queria estar em quadra, assim como quero muito jogar o Pré-Olímpico do ano que vem. Se eu fechasse contrato de um ano, isso não seria possível, o Charlotte me ofereceu uma boa proposta e com essa possibilidade de assinar por três anos", comentou.
"A proposta foi boa, me dá tranqüilidade para voltar a jogar e me deixa mais tranqüilo sabendo que vou estar liberado para jogar pela Seleção Brasileira no Pré-Olímpico do ano que vem", completou.
No entanto, antes disso, a bola está com o Cleveland Cavaliers. Os Cavs, como têm a prioridade na contratação de Anderson, terão, a partir desta terça-feira, uma semana (até o dia 11) - de acordo com as regras da liga - para cobrir a proposta do Charlotte.
No contrato dos Bobcats, inclusive, há uma cláusula que oferece a Anderson a escolha de permanecer ou não na equipe para o terceiro ano, passando a ser agente livre. Caso os Cavs não cubram a proposta em uma semana, Varejão estreará ainda este mês com a camisa 17 dos Bobcats.
"O Charlotte é uma equipe nova, que tem jogadores talentosos como Okafor e Felton, e está fazendo um bom trabalho. Tenho certeza de que nos próximos anos vai estar evoluindo e brigando pelas primeiras posições. Agora é torcer para que tudo dê certo, não vejo a hora de voltar a jogar", disse.
Antes de fechar com o Charlotte, Dan Fegan, agente de Anderson foi sondado por algumas equipes da NBA, mas todas as negociações esbarraram na indefinição por parte do Cleveland. Com contrato assinado, ou os Cavs empatam a proposta e mantém Anderson em Ohio, ou o capixaba arruma as malas para seguir para a Carolina do Norte.