Dunga disse que os 22 convocados para iniciar a preparação do projeto olímpico saíram na frente para garantir uma vaga em Pequim. Mas o treinador tem muitas opções ainda no exterior. Pelo fato de não ser uma data-Fifa, em que os clubes são obrigados a liberar os jogadores para as seleções, apenas quem atua no futebol brasileiro foi chamado. A exceção foi Alexandre Pato, que só pode estrear oficialmente pelo Milan em janeiro (foto).
Por isso, a vontade de mostrar serviço de quem está na Granja Comary, em Teresópolis, é grande. Na última vez em que a seleção participou de uma Olimpíada, em 2000, apenas três jogadores que iniciaram a preparação com Vanderlei Luxemburgo foram a Sydney: o zagueiro Álvaro, o lateral Athirson e o volante Marcos Paulo.
A matemática é ingrata para os 22 convocados. De cara, sete ficariam no meio do caminho. Isso porque apenas 18 jogadores podem ser chamados para as Olimpíadas. E deles três serão atletas acima de 23 anos como permite o regulamento. Sobrariam 15 vagas. Mas considerando que há bons jogadores a disposição de Dunga no exterior, esse número diminuiria ainda consideravelmente.
Isso sem citar alguns que atuam no futebol brasileiro, mas que também não foram convocados neste início de trabalho como o zagueiro Alex Silva (São Paulo), que se recupera de uma contusão, os volantes Arouca (Fluminense) e Hernanes (São Paulo) e o meia Renato Augusto (Flamengo).
- Vou levar os três jogadores acima de 23 anos. E os nomes acima do limite vão depender da equipe que eu montar. Vou ver em qual posição terei mais carência para escolher.
15 opções para Dunga que jogam no exterior Diego (Almeria-ESP) - Goleiro
Ex-goleiro do Atlético-MG, disputa a primeira temporada no futebol espanhol defendendo o Almeria, que subiu para a Primeira Divisão. Mas é reserva de Cobeño. Conquistou a Série B, em 2006, e o Campeonato Mineiro, este ano, pelo Galo.
Ilsinho (Shakhtar-UCR) - Lateral
Um dos destaques do São Paulo em 2006, foi vendido este ano para o Shakhtar, da Ucrânia, por 11 milhões de euros. Em pouco tempo conquistou a torcida local e está em boa fase.
Rafinha (Schalke 04) - Lateral
Revelado pelo Coritiba, Rafinha está desde 2005 no clube alemão. É titular e mantem uma regularidade pelo clube.
Marcelo (Real Madrid-ESP) - Lateral
Ex-jogador do Fluminense, Marcelo já passou até pela seleção principal com Dunga. É titular do clube espanhol e assumiu o lugar deixado por Roberto Carlos. Nome praticamente certo em Pequim.
Gladstone (Sporting-POR) - Zagueiro
Ex-jogador do Cruzeiro, foi emprestado ao Sporting em julho deste ano. Também já foi chamado duas vezes por Dunga para a seleção principal. É titular no clube português.
Lima (Betis-ESP) - Zagueiro
Ex-zagueiro do Atlético-MG, transferiu-se para o Betis em agosto. Disputou quatro partidas no atual Campeonato Espanhol.
Edcarlos (Benfica-POR) - Zagueiro
Ex-zagueiro do São Paulo, Edcarlos assinou contrato por quatro temporadas com o Benfica. É titular do clube português ao lado do brasileiro Luisão.
Lucas (Liverpool-ING) - Volante
Ex-jogador do Grêmio, foi o principal jogador da seleção na conquista da vaga olímpica. Está no Liverpool, quarto colocado do Campeonato Inglês, e recentemente ganhou a vaga do argentino Mascherano no time.
Denílson (Arsenal-ING) - Volante
Trocou o São Paulo pelo Arsenal ainda adolescente. É titular do líder do Campeonato Inglês enquanto Gilberto Silva fica no banco.
William (Shakhtar-UCR) - Meia
Ex-jogador corintiano, se adaptou rapidamente ao futebol ucraniano. Foi comprado por 19 milhões de dólares pelo Shakhtar.
Leandro Lima (Porto-POR) - Meia
Disputou o último campeonato mundial pela seleção sub-20. Ex-jogador do São Caetano, assinou contrato de cinco anos com o Porto.
Diego (Werder Bremen-ALE) - Meia
Outro nome certo em Pequim, o ex-santista é experiente e faz parte também da seleção principal. Brilha no futebol brasileiro desde 2002 e passou a ser um dos principais nomes do Campeonato Alemão.
Anderson (Manchester-ING) - Meia
Ex-jogador do Grêmio, conquistou espaço no Manchester após ter uma passagem de altos e baixos no Porto. Já fez parte da seleção principal.
Jô (CSKA-RUS) - Atacante
Ex-jogador do Corinthians, faz sucesso na Rússia. Ofusca a presença de Vágner Love, que vem sendo chamado por Dunga para a seleção principal.
Rafael Sóbis (Betis-ESP) - Atacante
O ex-jogador do Internacional é titular do Betis e joga o Campeonato Espanhol. Também já foi lembrado para a seleção principal.